Idioma:

  • Integrante da Rota do Oeste salva vida de bebê que estava engasgado

    DATA: 23/11/2020

    Publicado por: OTP

    A mãe da criança foi até uma base de atendimento ao usuário em busca de socorro para seu filho

    Tainara Rodrigues Cândido, de 20 anos, passou por minutos de susto na última semana, quando o seu bebê de apenas 14 dias se engasgou com o leite materno. O pequeno João Gael já não respirava quando a mãe e a tia da criança buscaram socorro na base do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU) da BR-163/364, localizada na região de Juscimeira, por volta das 21h. O sentimento de alívio só foi possível graças ao Weltton Siqueira (29), operador de Tráfego da Concessionária Rota do Oeste, que salvou a vida do recém-nascido.

    Tainara conta que mora em Juscimeira, mas estava na casa de sua mãe, no distrito de Santa Elvira, que fica a cerca de 20 km de distância de sua residência. Ela relata que o incidente ocorreu no mesmo dia em que chegou (13.10) e que já estava se preparando para dormir quando tudo aconteceu. “Eu dei mamá para ele, fiz arrotar e deitei ele na cama, do meu lado. Foi tudo muito rápido. Quando percebi, ele já estava roxo”, diz.

    A mãe do recém-nascido conta que não é a primeira vez que a família presencia uma situação deste tipo. “O neném da minha irmã engasgou com 7 meses de vida. Corremos para o hospital, mas ele não resistiu”, relata. Diante da situação, ela diz que o pânico tomou conta e que a avó da criança sugeriu que levassem o bebê para a base da Concessionária. “Minha mãe já falou ‘corre para a Rota do Oeste’. Foi o primeiro lugar que veio na nossa cabeça”.

    Siqueira fala que estava jantando, em seu intervalo no trabalho, quando as duas moças chegaram com o bebê. O operador de Tráfego exerce função diferente do socorrista, por isso ele solicitou o apoio médico imediatamente. “Quando eu vi o funcionário, eu gritei ‘salva meu filho!’. Em seguida ele já chamou a ambulância e pegou o neném da minha mão”, diz Tainara.

    As viaturas de resgate estavam empenhadas em atendimentos clínicos, então ele acionou o Centro de Controle Operacional (CCO) e pediu prioridade no atendimento da ambulância mais próxima. “Elas chegaram desesperadas, pedindo para que salvassem a criança. O neném estava bem roxo, mole e eu vi que ele não estava respirando. Acionei o socorro, mas percebi que algo precisava ser feito naquele momento”, conta o operador.

    O integrante relata que pegou a criança e começou a dar tapas em suas costas, para que ele desengasgasse, até a chegada da equipe médica.  A mãe da criança diz que conseguiu perceber o momento em que o filho voltou a respirar. “Foi um alívio quando eu vi que ele estava deixando de ficar roxo”, acrescenta Tainara.

    O gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, explica que o atendimento aos usuários da BR-163/364 em Mato Grosso é feito de forma humanizada. “Seja integrante nosso ou da BRVida, que é a nossa empresa parceira no serviço de resgate, nós transformamos a técnica em humanização”. Ferreira ressalta que a atitude do operador mostra que a Concessionária tem como foco o usuário, seja na rodovia ou dentro da base.

    Ele destaca o empenho do integrante no momento da ocorrência. “O Weltton seguiu todos os protocolos, ele não é do resgate, então ele acionou o socorro médico e deu o apoio necessário, salvando a vida do garoto”. O gerente acrescenta ainda que se trata de um integrante com bom histórico. A pesquisa de satisfação do usuário da BR-163/364 mostra que Siqueira teve 22 elogios pelo atendimento prestado entre 2019 e 2020.

    “Em diversas situações eu procuro auxiliar como posso para que os socorristas não precisem tirar o foco do atendimento. Ajudo buscando equipamentos que precisam, ou a levantar a maca etc. O intuito é ter atenção total em quem está sendo atendido”, diz Siqueira. O pequeno João Gael ainda foi examinado pela equipe da BRVida e não houve necessidade de encaminhamento para uma unidade hospitalar. Depois do susto, ele pôde voltar para casa em segurança.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    No dia 05 de setembro foi realizada a 3ª Edição do Seminário Nossa Cultura, um evento que reúne todas...

    14 de Setembro de 2023
    +
    0

    Desde junho de 2022, o Projeto Integra vem sendo desenvolvido e implementado no Grupo Novonor. A entrega, em agosto...

    14 de Fevereiro de 2023
    +
    0

    Campanha da Fundação engajou mais de 1.700 doadores e 33 empresas em 2022   A campanha Tributo ao Futuro,...

    31 de Janeiro de 2023
    +
    0

    Representantes dos integrantes que completaram 10, 20, 30, 40 e 50 anos de Grupo em 2022 foram homenageados no...

    22 de Dezembro de 2022