Durante a Reunião Anual da Novonor, no dia 19 de dezembro, além de celebrar os 80 anos do Grupo...
Encontrada ferida, Bita ganha lar temporário
DATA: 28/09/2022
A ovelha foi resgatada pela Rota do Oeste em Rondonópolis/MT
A ovelha Bita ganhou um lar temporário em Rondonópolis, município ao sul de Mato Grosso. O animal foi resgatado bastante ferido pela Rota do Oeste na BR-163/364, em Rondonópolis, e recebeu todo o atendimento necessário para se recuperar. A medida faz parte da política interna da Concessionária de preservação e respeito à fauna silvestre e doméstica.
Agora, Bita está sendo cuidada por uma parceira que conta com amplo espaço e dedica muito cuidado aos animais. Bita se recupera muito bem, está saudável e segue com a gestação segura, que foi descoberta durante o atendimento veterinário.
A ovelha foi encontrada pelas equipes operacionais da Rota do Oeste durante o monitoramento da rodovia no canteiro central da BR-364, na altura do km 224, com um ferimento grave no abdome que culminou com exposição de vísceras. Ela foi imediatamente recolhida pela equipe da Concessionária e encaminhada ao Hospital Veterinário Xaolin para tratamento.
O veterinário e proprietário da unidade, Érico Morais, fez o primeiro atendimento para salvar a vida da ovelha e chegou a realizar uma campanha à procura do possível proprietário do animal para devolução. Mas o dono não apareceu. Por isso, foi concedida a ‘guarda’ para um lar temporário. “É uma ovelha muito dócil, que aceita inclusive o uso de guia para ser conduzida. Está bem tranquila no espaço destinado a ela”, comentou o veterinário, que logo após o procedimento cirúrgico batizou a ovelha com o nome “Bita”.
A Rota do Oeste está arcando com as despesas do tratamento animal e também se coloca à disposição para o recebimento de informações sobre o proprietário da ovelha, por meio do 0800 065 0163.
A Concessionária tem como premissa o atendimento aos animais encontrados feridos na rodovia e presta o atendimento por meio de clínicas e hospitais parceiros existentes ao longo do trecho sob concessão da BR-163. Após a recuperação e alta médica, as espécies são encaminhadas a centros de readaptação e reinserção na natureza, quando possível, ou faz o acolhimento definitivo (animais domésticos – gatos e cachorros).
Nenhum Comentário