Idioma:

  • Atvos está preparada para prevenção e combate a incêndios

    DATA: 16/09/2020

    Publicado por: Atvos

    A Atvos atua na conscientização, prevenção e está preparada para atuar no combate a queimadas especialmente em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esses estados registraram aumento nas ocorrências de incêndio de até 530% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Além do monitoramento digital diário das condições climáticas e fatores críticos, a empresa tem mais de mil profissionais, entre brigadistas, bombeiros e socorristas e uma frota com mais de 140 veículos.

    Na Atvos, 100% da colheita é mecanizada, estando vetada a prática de queima. No período, a empresa registrou apenas quatro incêndios, uma redução de 67% no número total. Em todas as suas unidades agroindustriais, equipes monitoram, em tempo integral, as condições climáticas do local e a temperatura dos maquinários.

    Desde a safra passada, a empresa adotou o termômetro digital a laser para medir a temperatura do material rodante das colhedoras. Caso esteja acima do normal, é realizada a limpeza do equipamento e do entorno, com a retirada da palha e resfriamento da máquina que só retorna à operação após avaliação da equipe de manutenção. As condições climáticas no local do trabalho também são checadas constantemente por meio de aplicativo. A análise da velocidade do vento, umidade do ar e temperatura, permite às equipes adotar ações imediatas, impedindo que o fogo comece. Periodicamente, é feita limpeza (úmida ou seca) dos equipamentos e vistoria de redes energizadas.

    Para o combate, a empresa tem uma frota com mais de 140 veículos, sendo mais de 86 caminhões-pipas, 7 motoniveladoras, 2 pás carregadoras, 12 tanques de 30 mil litros e 2 de 45 mil litros, 2 motobombas e cada frente de colheita de cana-de-açúcar possui caminhões agribomba, tornando mais ágil a atuação em fogos. Está sendo testado o uso de caminhão automatizado em caminhão-bomba, que dispensa a presença de um auxiliar brigadista, sendo controlado pelo próprio motorista por meio de câmeras externas localizadas na parte dianteira, traseira e nas laterais. Essa inovação traz mais assertividade no momento de combate às chamas e, também, segurança para o brigadista que está na linha de frente. Caso necessário, aviões de apoio podem ser acionados.

    Além disso, a empresa participa do Plano de Auxílio Mútuo Emergencial (PAM), grupo formado por empresas, governo e comunidade para auxiliar de forma integrada no atendimento emergencial a incêndios e queimadas. Com isso, as equipes e equipamentos da Atvos ficam à disposição para apoiar em ocorrências na região.

    “Temos equipes especializadas e capacitadas, com uma estrutura robusta para atuar com agilidade e segurança no combate aos incêndios. Mas a prioridade é a prevenção, por isso, é fundamental que toda a comunidade esteja consciente de como pequenas atitudes podem evitar imensos danos sociais, ambientais e econômicos”, afirma Rodrigo Vinchi, Responsável Agrícola da Atvos.

     

    Essas são atitudes que podem ser adotadas pela comunidade para evitar um incêndio:

    – Não colocar fogo em lixos e resíduos;

    – Não jogar bitucas de cigarro em qualquer lugar;

    – Não realizar queimadas;

    – Manter terrenos livres de materiais que alastram fogo.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Sinalização em alto relevo está sendo implantada no norte de Mato Grosso A sinalização horizontal em alto relevo do...

    25 de Outubro de 2022
    +
    0

      Ação reforça valores com brincadeiras e recreação Mais de 200 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB)...

    05 de Outubro de 2022
    +
    0

    Conheça os resultados da campanha 2021   Em 2021, a campanha Tributo ao Futuro transformou o seu mote em...

    27 de Janeiro de 2022
    +
    0

    Número de integrantes é recorde e reforça o desenvolvimento profissional das pessoas na Atvos   Em 2020, a Atvos...

    16 de Dezembro de 2020