Idioma:

  • Rota do Oeste implanta sinalização viária para prevenção de acidentes em trecho da BR-163

    DATA: 25/10/2022

    Publicado por: Notícia Atvos OTP

    Sinalização em alto relevo está sendo implantada no norte de Mato Grosso

    A sinalização horizontal em alto relevo do tipo vibralines, que produzem efeito sonoro em contato com os pneus dos veículos, estão sendo instalados pela Concessionária Rota do Oeste na BR-163 entre o km 570 e km 593, em Novam Mutum. O mecanismo tem o objetivo de alertar os condutores a fim de prevenir ocorrências, principalmente dos tipos saída de pista e tombamentos.

    A concessionária optou pela solução a fim de oferecer maior segurança aos usuários que trafegam naquele segmento, onde existe um desnível acentuado entre a pista e a faixa de domínio e devido aos altos índices de saída de pista e tombamento, a decisão dessa sinalização foi por proporcionar maior durabilidade, visibilidade durante a noite e sob condições chuvosas combinada a um aviso sonoro de alerta para os motoristas. O processo de aplicação do termoplástico alto-relevo é mecânico contínuo com espaçamentos regulares entre os relevos de 250 mm a 500 mm, base contínua de 1,5 mm a 3 mm, larguras de 150 mm e altura máxima de 8 mm, criando o efeito sonoro e trepidação desejados ao serem sobrepostos pelos veículos.

    Para o gerente de Obras e Conservação da Concessionária Rota do Oeste, Jhonatan Bezerra, a utilização dos vibralines é mais eficiente do que as populares tachas de sinalização, justamente pelo efeito sonoro produzido, que funciona como um alerta. O funcionamento da solução se dá quando, ao perceber o aviso sonoro e trepidação causados pelo alto relevo, o motorista sabe que precisa retornar para a pista e consegue recobrar o controle sobre o veículo.

    A eficácia da aplicação será monitorada pela Concessionária Rota do Oeste, por meio dos dados sobre as ocorrências registradas na região. Os dispositivos estão sendo instalados nos sentidos norte e sul durante todo o mês de outubro e já podem ser conferidos em alguns trechos da BR-163 na entrada do município de Nova Mutum.

     Medida de contingência – A implantação dos dispositivos em alto relevo neste trecho é uma medida emergencial para promover a segurança viária dos usuários da BR-163 e conter as ocorrências na região. Com a conclusão do processo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em andamento, os investimentos da nova controladora da Rota do Oeste, a estatal MT Par, possibilitarão a duplicação da rodovia no trecho citado como uma das prioridades do contrato.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Representantes dos integrantes que completaram 10, 20, 30, 40 e 50 anos de Grupo em 2022 foram homenageados no...

    22 de Dezembro de 2022
    +
    0

    CONHECIMENTO QUE RENOVA E SE MULTIPLICA Dia 16/12 foi revelado, ao vivo na Reunião Anual do Grupo Novonor, o...

    20 de Dezembro de 2022
    +
    0

    Anualmente a Horiens homenageia os integrantes de sua equipe que completam 10, 20, 30, 40 e 50 anos de...

    16 de Dezembro de 2022
    +
    0

    Como trabalhamos na Horiens? A Horiens acaba de lançar o primeiro episódio de uma série de vídeos cuja proposta...

    15 de Dezembro de 2022