No dia 05 de setembro foi realizada a 3ª Edição do Seminário Nossa Cultura, um evento que reúne todas...
Rota do Oeste e Universidade Federal de Mato Grosso inauguram novo laboratório de pavimento
DATA: 02/05/2018
Um moderno laboratório de pavimentos começa a funcionar como resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Rota do Oeste, empresa da Odebrecht TransPort. Nele, serão estudadas soluções para desenvolvimento de asfalto a partir do reaproveitamento de material fresado, um resíduo que é parte do pavimento removido durante a recuperação da rodovia e que é geralmente descartado.
As pesquisas considerarão características particulares da rodovia mato-grossense como solo, clima de altas temperaturas e tráfego intenso de veículos de cargas.
“Com o convênio, conseguiremos desenvolver um material de qualidade e durabilidade e que ainda traz ganhos ambientais, pois reutilizaremos resíduos que seriam rejeitados e usaremos menos insumos e combustível”, explica Diogo Santiago, diretor de engenharia da Rota do Oeste.
O estudo terá duração de 30 meses e o espaço, com equipamentos inéditos no estado, também pode ser utilizado por outras instituições que queiram fazer suas análises e testes.
“O valor é inestimável para a formação dos estudantes que terão acesso a estrutura e a equipamentos modernos e, principalmente, terão oportunidade de colocar em prática os projetos”, reforça Luiz Miranda, professor de engenharia civil da UFMT que conduzirá os trabalhos.
Nenhum Comentário