O mais novo episódio do podcast Conexão OEC recebeu o sócio-diretor da Khanum Consultoria, Lino Nader. A Khanum é...
Perfuração do Túnel Luiz Bom foi concluída com sucesso em Campo Grande
DATA: 30/09/2024
Nesta sexta-feira (20/09), as obras de detonação da primeira galeria do túnel sob o morro Luís Bom foram finalizadas com a presença da secretária de Infraestrutura Jessick Trairi, do prefeito Eduardo Paes, e do subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba, concluindo assim a perfuração do trecho que ligará a Estrada da Caroba à Estrada da Posse.
Os investimentos das obras do Anel Viário ultrapassam os R$286 milhões e a previsão de término é no segundo semestre de 2025. O projeto completo prevê a implantação e adequação de vias, incluindo construção e reurbanização de ciclovia em toda a extensão, novas vias em pavimento rígido e flexível, nova rede de iluminação pública e novos dispositivos de sinalização vertical e horizontal – melhorias as quais trarão um grande impacto positivo na mobilidade urbana para os moradores, não apenas do bairro, mas de toda região oeste que utilizam as vias.
A perfuração teve início em agosto de 2023 e aconteceu em duas frentes de trabalho, nos emboques norte e sul. Para se adequar às mudanças de geologia do terreno e à geometria ao longo do túnel, os serviços seguiram etapas sucessivas, com a utilização de explosivos e maquinários, como o jumbo, que é usado para perfuração de furo de desmonte e escavação de túneis.
Somente na obra do túnel, mais de 1.200 empregos foram gerados diretamente e indiretamente, em três turnos diários de trabalho. Para execução desta galeria foram escavadas mais de 225 toneladas de material, o qual foi carregado em quase 14 mil viagens de caminhão. A outra galeria segue sendo perfurada.
Nova Floresta da Posse
No mesmo dia em que a etapa de perfuração foi concluída, com o auxílio de um drone semeador, a equipe de obras da OEC de Campo Grande plantou as primeiras mudas de árvores para a implantação da nova Floresta da Posse, a qual ocupará cerca de 950 mil metros quadrados no coração do bairro mais populoso do país – algo equivalente a mais de 130 campos de futebol.
Nenhum Comentário