Idioma:

  • OEC recebe Selo Pró-Ética da CGU e Instituto Ethos, em reconhecimento à integridade empresarial

    DATA: 30/11/2023

    Publicado por: OEC

     

    • CGU premia bianualmente empresas brasileiras por esforços voluntários em Integridade com o Selo Pró-Ética
    • Selo, com a chancela do Instituto Ethos, é um dos mais importantes reconhecimentos públicos neste âmbito
    • Rigidez nos critérios de avaliação das empresas postulantes é uma das marcas da iniciativa
    • São avaliados requisitos como: Comprometimento da Alta Direção e Compromisso com a Ética; Políticas e Procedimentos; Comunicação e Treinamento; Canais de Denúncia e Remediação; Análise de Risco e Monitoramento; e Transparência e Responsabilidade Social

     

    —————————

     

    Cerimônia no Dia da Integridade Empresarial contou com a presença de empresários e autoridades, dentre eles Mauricio Cruz Lopes, CEO da OEC, e do ministro Vinicius Marques de Carvalho, da CGU

    Em mais um reconhecimento ao trabalho de aperfeiçoamento contínuo da governança e da integridade empreendido nos últimos anos, a OEC – Engenharia e Construção recebeu nesta quinta-feira (30/11) o Selo Pró-Ética 2022-2023, concedido pela CGU (Controladoria-Geral da União) em parceria com o Instituto Ethos. O anúncio foi feito em São Paulo, em cerimônia que contou com a presença do ministro do órgão, Vinicius Marques de Carvalho, e na qual foram lançados o Pacto pela Integridade Empresarial e o PNPri (Programa Nacional de Promoção da Integridade Privada).

    A iniciativa do ente do Governo Federal responsável pela defesa do patrimônio público, transparência e combate à corrupção consiste em fomentar a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, por meio do reconhecimento público daquelas que, independentemente do porte e do ramo de atuação, mostram-se comprometidas?em implementar medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.

    Na avaliação do CEO da empresa, Mauricio Cruz Lopes, a conquista do Selo Pró-Ética é resultado do consistente trabalho de fortalecimento da governança da empresa, empreendido nos últimos anos com apoio de todos os seus mais de 15 mil funcionários.

    “É mais um importante reconhecimento dos avanços implementados e praticados no dia a dia, e que vem ao encontro do compromisso de atuar sob os mais rígidos padrões de integridade. O Brasil e suas empresas avançaram muito nesse aspecto. Podemos afirmar que o Pró-Ética se tornou uma referência no fomento e difusão de boas práticas relacionadas a programas de integridade. Isso foi possível não só pela dedicação e seriedade com que o projeto foi tratado desde sua criação pela CGU, mas, também, pela adesão de cada empresa à iniciativa”, acrescentou Lopes.

    Já para o diretor de Riscos e Integridade da OEC, Rafael Mendes Gomes, a construtora e a sua holding, a Novonor, assumiram em 2016 um compromisso público com uma atuação ética, íntegra e transparente e, desde então, desenharam e implementaram um dos mais completos, maduros e efetivos programas de integridade do mercado. “A premiação da OEC pela CGU com o Selo Pró-Ética é um importantíssimo reconhecimento da excelência do programa em vigor na companhia, visto que apenas uma pequena parte das empresas que se candidatam a ele é reconhecida pelo órgão federal”, ressalta.

     

    Selo Infra+ e ISO 37001

    O atestado de boas práticas corporativas emitido pelo Governo Federal soma-se a uma série de outros reconhecimentos recebidos pela OEC ao longo dos últimos anos. Em 2022, a empresa recebeu do Ministério da Infraestrutura o Selo Infra+ Integridade, concedido a empresas do setor de infraestrutura que adotam boas práticas em governança corporativa, bem como desenvolvem e incentivam o comportamento ético, ações de transparência e prevenção à fraude e à corrupção.

    No mesmo ano, o Relatório Anual sobre o Sistema de Sanções do Banco Mundial mencionou a construtora como um “exemplo de empresa focada em ações de conformidade”, com um programa abrangente e alinhado aos princípios definidos nas diretrizes do Banco Mundial.

    Outros reconhecimentos são a certificação ISO 37001 (gestão antissuborno), obtida pela OEC para as suas operações globais, o encerramento exitoso do monitoramento do programa de integridade pela CGU, a associação da companhia ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), que também avaliou as medidas de governança e integridade da OEC, a participação da empresa como signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, iniciativa do Instituto Ethos, sua participação no Movimento pela Integridade no Setor de Engenharia e Construção (MISEC), entre outras ações e iniciativas.

     

    Sobre o Pró-Ética

    O Pró-Ética une esforços entre os setores público e privado para promover no país um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente. É um incentivo, por meio do reconhecimento público, para a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas. Para participar do Pró-Ética são avaliados requisitos como: Comprometimento da Alta Direção e Compromisso com a Ética; Políticas e Procedimentos; Comunicação e Treinamento; Canais de Denúncia e Remediação; Análise de Risco e Monitoramento; e Transparência e Responsabilidade Social.

    Para que sejam aprovadas no Pró-Ética, as empresas precisam obter pontuação igual ou superior a 70 pontos e alcançar, no mínimo, 40% da pontuação em cada área do questionário. A Controladoria também analisa evidências de diversos itens para definir as empresas reconhecidas.

    Ao longo de sua trajetória, o Pró-Ética foi considerado como boa prática por diversos organismos internacionais, como a OEA, OCDE, UNODC e Pacto Global; foi objeto de pesquisas e dissertações acadêmicas; matéria de mídias especializadas no tema e inspiração para a criação de projetos similares no Brasil (Selos do MAPA, Minfra e CRECI-DF) e no exterior – o mais recente exemplo, o “Sello Integridad”, lançado em 2022 no Paraguai. Entretanto, o principal reconhecimento vem do próprio mercado brasileiro.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Com extensão de 27 km e capacidade para transportar até 250 mil passageiros por dia, BRT Transbrasil é uma...

    27 de Fevereiro de 2024
    +
    0
    OEC

    Programa oferece alfabetização para os integrantes da ETA de Xerém O Programa OEC Educação, que tem como objetivo alfabetizar...

    22 de Fevereiro de 2024
    +
    0
    OEC

    Inciativa foi reconhecida na categoria Inteligência Artificial pela comunidade que reúne mais de 10 mil profissionais de TI em...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0
    OEC

    No último dia 2 de fevereiro, a OEC recebeu os alunos do Master da Zigurat Institute of Technology, entidade sediada...

    06 de Fevereiro de 2024