Idioma:

  • OEC recebe prêmio de inovação da revista O Empreiteiro

    DATA: 15/04/2024

    Publicado por: OEC

    A OEC – Engenharia e Construção foi eleita uma das empresas de engenharia mais inovadoras de 2024 na 5ª edição do Prêmio InovaInfra, promovido pela revista O Empreiteiro. O prêmio tem como objetivo reconhecer projetos inovadores de engenharia que foram precursores na implementação de tecnologias em obras, além de destacar conquistas que buscam redefinir o setor. A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 9 de abril, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, e contou com as presenças dos autores Wagner Viana Tamires Dias e Aaron Farah, engenheiros da equipe do Diretor de Contratos Rogério Dourado, do mercado Rio de Janeiro.

    O artigo inscrito foi intitulado “Resultados imediatos da implementação do BIM na obra do Reservatório Novo Marapicu”, obra em execução no Rio de Janeiro para a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos). A obra tem o objetivo de implementar um novo sistema para aumentar a oferta de água para a Baixada Fluminense, beneficiando os municípios de Duque de Caxias, São João do Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis, Belford Roxo e, indiretamente, a capital do Rio de Janeiro, garantindo abastecimento para mais de três milhões de pessoas.

    O projeto, desenvolvido em BIM (Building Information Modeling), promove uma gestão de informações mais eficiente e auxilia as equipes de desenvolvimento e construção trabalharem em conjunto até a sua finalização. O empreendimento se demonstra inovador por conta de seu desenvolvimento ser pouco utilizado no Brasil para obras do tipo. Há vantagens importantes que decorrem do emprego do BIM, como a redução de custos, otimização e redução de desperdício de materiais e maior qualidade e produtividade nas fases de projeto e execução.

    “A OEC sempre foi reconhecida pelo pioneirismo na implantação de novas tecnologias no mercado da construção civil. No projeto do Reservatório Novo Marapicu, conciliamos o fomento da OEC pela aderência ao desenvolvimento de projetos em BIM com o requisito contratual do Cliente. Potencializamos o conhecimento em ferramentas especificas, dos jovens Integrantes do contrato, para que o projeto fosse concebido desta forma desde sua origem. A conquista do Prêmio InovaInfra reafirma a permanência da OEC em um grupo seleto e importante, mantendo nossa essência em fazer Engenharia de ponta e superando expectativas”, disse Wagner Viana, Gerente de Engenharia da OEC.

    Para Daniel Lepikson, líder da área de Inovação, a premiação demonstra força no mercado. “A OEC é uma empresa que nasceu forjada na Inovação. Oitenta anos de experiência com soluções de Engenharia que trouxeram mais segurança e eficiência aos nossos contratos, com melhores resultados para os nossos clientes, em projetos sempre desafiadores. É importante que essas iniciativas e conquistas sejam divulgadas ao mercado. A premiação da OEC no concurso InovaInfra 2024 é um reconhecimento deste esforço”, disse o engenheiro.

    Além de Wagner, Tamires e Aaron, outros autores do artigo são Alberto Pomponet, Juliana Vilar, Leonardo Barbosa, Lucas Curityba, Maico dos Anjos, Mariana de Alcantara e Sandro Cruz.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Livro em formato digital apresenta coletânea de artigos desenvolvidos no programa OEC IN sobre as tecnologias, desafios e oportunidades...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    No dia 18 de março, a OEC firmou nova parceria com a Empresa Júnior de Engenharia da USP (Poli...

    20 de Março de 2024