Idioma:

  • OEC lança guia e realiza treinamento sobre Recrutamento e Seleção Inclusivos

    DATA: 14/09/2023

    Publicado por: OEC

    A busca por equipes diversas e o estabelecimento de práticas inclusivas são prioridades para a OEC. Isso pode ser evidenciado nos quatro compromissos estabelecidos pela política sobre Diversidade & Inclusão lançada em 2021. Um desses compromissos endereça a necessidade de adotarmos processos de atração e identificação de pessoas inclusivos. Nesse sentido, e com o objetivo de qualificar nossos processos de Recrutamento e Seleção (R&S), mitigando barreiras, a empresa desenvolveu um guia com o propósito de estabelecer práticas inclusivas a serem realizadas em todas as etapas dos processos seletivos. Esse guia se desdobrou em treinamentos realizados com os integrantes das áreas de P&O e RH da empresa.

    Os treinamentos foram realizados virtualmente, em diferentes datas e locais, visando abranger as especificidades culturais e regionais da OEC. Nos dias 5 e 6 de junho, a capacitação ocorreu no Brasil. Em seguida, nos dias 16 e 23 de agosto, foi a vez do Peru. E, em breve, estão previstas atividades em Angola.

    Seguindo conteúdo do guia, o primeiro módulo do treinamento abordou os fundamentos do R&S Inclusivo, começando com uma visão geral sobre a importância da Diversidade e Inclusão no ambiente de trabalho. Além disso, os participantes foram convidados a refletir sobre os vieses cognitivos, conhecidos popularmente como vieses inconscientes, como forma de vencer barreiras que podem excluir pessoas nos processos de seleção.

    No segundo módulo, a atenção se voltou para a implementação de práticas inclusivas. A importância de uma comunicação clara e neutra com as pessoas candidatas foi destacada, juntamente com a avaliação baseada em competências, que garante uma seleção com base em critérios objetivos e desenviesados. Além disso, foi discutido sobre o papel essencial desse grupo em orientar as lideranças que participam das seleções e que possuem uma responsabilidade decisiva nessa jornada.

    Em comentários enviados de forma anônima no treinamento realizado no Brasil, os participantes parabenizaram e reforçaram a importância do tema no dia a dia das pessoas que trabalham com RH. Já no Peru, os comentários destacaram como os exemplos apresentados no treinamento ajudaram no entendimento e na implantação das novas práticas estabelecidas.

    Com esta ação, estaremos cada vez mais aptos para atrair e selecionar as melhores pessoas, e usufruir dos inúmeros benefícios de termos equipes diversas em ambientes inclusivos. Como resultado adicional desse trabalho, espera-se também contribuir com o atingimento das metas de Diversidade & Inclusão do PA do LN e da Visão 2030 da Novonor, especialmente as que direcionam para o incremento de mulheres, pessoas com deficiência e de diversidade étnica/racial na empresa de forma geral e nas posições de liderança.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    O treinamento teve como objetivo, formar os integrantes sobre os processos de como operar uma subestação elétrica, como por...

    18 de Junho de 2024
    +
    0
    OEC

    No último dia 06 de junho, a OEC Angola, por meio do projeto Terminal Oceânico da Barra do Dande...

    18 de Junho de 2024
    +
    0
    OEC

    Belo Horizonte recebeu o 50° Centro de Saúde previsto pela Parceria Público-Privada constituída entre a SPE Saúde BH e...

    17 de Junho de 2024
    +
    0

    Pelo terceiro ano consecutivo, a OEC foi premiada pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) na campanha...

    17 de Junho de 2024