Idioma:

  • OEC entrega novo Terminal BRT Pingo D’Água, no Rio

    DATA: 01/07/2024

    Publicado por: OEC

    Seis meses após o início da operação da Nova Transoeste, a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou neste sábado (29/06) o Terminal Pingo D’Água, em Guaratiba. Entregue pela OEC – Odebrecht Engenharia e Construção, este é o terceiro terminal construído neste corredor a partir da ampliação de antigas estações. O primeiro, Magarça, foi entregue aos cariocas no dia 31 de março, e o segundo, Mato Alto, em 19 de maio. As obras no Terminal Curral Falso serão entregues ainda este ano.

    A antiga estação Pingo D’Água (877 m²) foi demolida e deu lugar a um terminal 22 vezes maior, com 19.825 m². Ele proporcionará mais conforto e comodidade aos passageiros que utilizam os articulados do BRT para viajar entre Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz.

    A obra do novo Terminal BRT Pingo D’Água gerou cerca de 1.600 empregos diretos e indiretos. Para a construção, foram utilizadas 250 toneladas de aço e nove milhões de litros de concreto. A transformação de estações em terminais neste corredor é resultado de um investimento de mais de R$ 180 milhões.

    De acordo com Rogério Dourado, Diretor de Contratos da OEC para o mercado fluminense, esta entrega reflete o compromisso da OEC com os seus clientes e com as comunidades às quais serve. “Estamos muito felizes por ter realizado mais esta obra para benefício da população do Rio de Janeiro, que terá mais conforto e agilidade para se locomover na cidade. Seguiremos firmes trabalhando para as próximas entregas junto à Prefeitura do Rio”.

    Plataformas alimentadoras e bicicletário

    Completamente transformado, o novo Terminal BRT Pingo D’Água operará em conjunto com dois terminais alimentadores, fazendo integração entre os ônibus comuns e vans oriundos da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI. Melhorias nos sistemas viários e de drenagem foram realizadas no entorno da nova parada de ônibus BRT, causando algumas alterações no trânsito, sobretudo nos retornos.

    Em virtude do alto tráfego de ciclistas na região de Guaratiba, um bicicletário com capacidade para 600 bicicletas também foi construído no local. Ele foi erguido com cobogós, material tipicamente brasileiro formado por tijolos em cerâmica. Vazado, ele permite maior ventilação e entrada de luminosidade, sendo perfeito para áreas de grande movimentação como o Terminal BRT Pingo D’Água.

    Terminal Curral Falso

    O último terminal a ser entregue, ainda este ano, será o novo Terminal BRT Curral Falso, também em execução pela OEC. Serão 18,3 mil metros quadrados, com integração entre ônibus comuns e vans, oriundos da Estrada de Sepetiba e Avenida Cesário de Melo. A antiga estação de mesmo nome tinha apenas 300 metros quadrados. O novo terminal contará com uma passarela de acesso e bicicletário com 400 vagas. As obras seguem em ritmo acelerado assim como as melhorias nos sistemas viários e toda a drenagem do entorno.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    A OEC obteve êxito neste mês de junho no processo de certificação de suas ações de Sustentabilidade, o que...

    10 de Julho de 2024
    +
    0
    OEC

    A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugura nesta sexta-feira (05) o novo Mergulhão sob a Avenida Cesário de Melo,...

    05 de Julho de 2024
    +
    0
    OEC

    O Consórcio Civil Azulão, formado pela Tenenge e PowerChina, responsável por obras em andamento no projeto Azulão, no Amazonas,...

    01 de Julho de 2024
    +
    0
    OEC

    A Tenenge – empresa da OEC especializada no mercado de obras industriais – concluiu a construção do Terminal Gás...

    01 de Julho de 2024