A OEC em Angola e a Fundação Norberto Odebrecht assinaram um Memorando de Entendimento (MdE) com o Fundo de...
OEC conquista novo contrato na área de energia
DATA: 26/05/2020
Empresa vai reformar e modernizar o vertedouro da UHE Ilha dos Pombos, de propriedade da Light, na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais
A Usina Hidrelétrica Ilha dos Pombos, localizada na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, passará por intervenções para reforma e modernização do seu vertedouro. A obra será realizada pela OEC – Odebrecht Engenharia & Construção, que assinou contrato na modalidade turn key a preço global com a Light Energia S.A. no último dia 1o de maio. Os trabalhos de engenharia e desenvolvimento dos projetos serão iniciados de imediato. Já a construção do novo vertedouro será iniciada em julho deste ano e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 21 meses, consumindo um investimento total de R$ 104 milhões.
A usina é de propriedade da Light, concessionária de energia do estado do Rio de Janeiro. O escopo do contrato contempla serviços de dragagem no reservatório, recuperação estrutural do antigo vertedouro, construção da nova estrutura de concreto do vertedouro, fornecimento de nove comportas segmento, duas comportas ensecadeira e um pórtico rolante, fornecimento de sistema de automação e controle, montagem eletromecânica e comissionamento. Quando estiverem no pico, as obras deverão gerar cerca de 300 empregos diretos.
De acordo com Luis Fernando Rahuan, Gerente de Contrato responsável pela obra, esta conquista representa um novo avanço no processo de retomada do crescimento da OEC. “Somos reconhecidos pela comunidade técnica por nossa expertise em projetos desta natureza e ganhamos mais esta oportunidade para deixar a marca do nosso trabalho perante um Cliente relevante, como a Light, e de toda a população que se beneficiará da renovação deste empreendimento, trazendo a ela mais segurança e confiabilidade no serviço prestado”, afirma.
A UHE Ilha dos Pombos possui potência instalada de 187 MW. Está localizada no rio Paraíba do Sul, entre os municípios de Carmo (RJ) e Além Paraíba (MG). A construção do novo vertedouro possibilitará a passagem de cheias de até 9.011 m3/s, o que equivale a um período de retorno de 10.000 anos, permitindo que a usina volte a operar em condições plenas de segurança. O empreendimento foi construído na década de 1920, pela Brazilian Hydro Electric Co. Ltda. Na configuração inicial foram instaladas as duas primeiras unidades geradoras, com potência de 22 MW cada uma, que entraram em funcionamento em 1924. Em 1929, entrou em operação a terceira unidade, com potência de 29 MW. Em 1937 foi instalada a quarta unidade, com 44 MW, e, finalmente em 1949, entrou em operação a quinta e última unidade, com 50,6 MW, atingindo a sua atual configuração.
Com capacidade de 855 megawatts, o parque gerador da Light é composto por cinco usinas hidrelétricas localizadas nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, sendo a UHE Ilha dos Pombos parte deste complexo. Pelas usinas e reservatórios da Light Energia passam 96% da água que é consumida na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.
Nenhum Comentário