Idioma:

  • OEC abre nova turma para Programa de Educação de jovens e adultos

    DATA: 22/02/2024

    Publicado por: OEC

    Programa oferece alfabetização para os integrantes da ETA de Xerém

    O Programa OEC Educação, que tem como objetivo alfabetizar jovens e adultos, abriu uma nova turma para os integrantes da obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Xerém, na Baixada Fluminense. A aula inaugural aconteceu na última segunda-feira, 19/02.

    O programa é resultado da parceria da OEC com a instituição RHUMO Educação, empresa que há mais de três décadas atua em orientação pedagógica, com avaliações e monitoramento do progresso de cada aluno. Alexandre Baltar, Diretor de ESG da OEC, explica que o investimento em educação é essencial tanto para o desenvolvimento individual dos colaboradores quanto para promover a inclusão social. “Ao valorizarmos as diferentes experiências e habilidades, criamos um ambiente mais dinâmico e produtivo, aumentando as possibilidades de empregabilidade e inovação”, afirma.

    A nova turma da Escolinha OEC é composta por 16 alunos e terá duração de 11 meses, com duas horas de aula por dia, em média, realizadas de segunda a quinta-feira. “Minha expectativa é de aprender mais para poder dar continuidade nos estudos, fazer cursos e trabalhar como enfermeira no berçário. Essa oportunidade vai me ajudar a realizar o sonho de me formar”, afirma a ajudante de cozinha Monique Silva.

    Já para o pedreiro João Batista, a Escolinha é uma possibilidade para aprimorar o conhecimento e novas descobertas. “Essa oportunidade é muito importante para mim, espero aprender muitas coisas que ainda não sei. Quero mexer nos aplicativos de telefone e ler mais rápido”, explica. Ao final do curso, cada aluno será encaminhado para a realização de exames em escolas públicas, possibilitando assim que os estudantes deem continuidade aos estudos, além de ampliar os horizontes de cada trabalhador para oportunidades de crescimento em suas profissões por meio da educação.

    Embora o setor da construção seja, historicamente, considerado um mercado de trabalho de baixa escolaridade, a OEC reforça seu compromisso em oferecer qualificação e contribuir para a redução desse índice. De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2021, último dado disponível, apenas 0,59% dos trabalhadores do setor de construção se declararam analfabeto. O resultado é 34% menor do que a Rais 2015, 66% do que o registrado na Rais 2001 (2,44%) e 89% do que o apontado na Rais 1988 (5,3%).

    Em 2024, um dos objetivos do Plano Nacional de Educação é a erradicação do analfabetismo. Apesar da progressiva redução do analfabetismo no decorrer dos últimos anos, 10 milhões ainda é um número expressivo para ser combatido somente em um ano, ainda mais considerando que a taxa de alfabetização tem relação com circunstâncias sociais, políticas e econômicas. Porém, quando se trata do setor de construção as informações são mais positivas.

    A Escolinha OEC já formou alunos nas obras do BRT Transbrasil e do BRT Transoeste. Já na obra OEC Terminais, Marapicu e Campo Grande as atividades educacionais continuam em 2024. Em 2023, mais de 40 alunos foram formados, contabilizando mais de 800 horas de aulas. A previsão é chegar a 100 alunos formados após a conclusão das aulas das Escolinhas OEC no RJ. A iniciativa é um dos resultados do comprometimento da OEC com a educação de seus colaboradores, tendo em vista materializar as novas Políticas de Sustentabilidade, inserindo nas ODSs 1 (Erradicação da Pobreza), 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 10 (Redução das Desigualdades).

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Livro em formato digital apresenta coletânea de artigos desenvolvidos no programa OEC IN sobre as tecnologias, desafios e oportunidades...

    15 de Abril de 2024
    +
    0
    OEC

    A OEC – Engenharia e Construção foi eleita uma das empresas de engenharia mais inovadoras de 2024 na 5ª...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024