Idioma:

  • Ocyan atinge 38% de mulheres em cargos de liderança

    DATA: 04/03/2024

    Publicado por: Ocyan

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade mais justa e inclusiva para as mulheres

    Como uma das principais referências entre as empresas de óleo e gás na promoção à diversidade e inclusão, a Ocyan celebra, no mês das mulheres, o crescimento do protagonismo feminino na companhia. Em um setor predominantemente masculino, apesar de representar cerca de 15% do efetivo da empresa, as integrantes ocupam 38% dos cargos de liderança em terra (onshore). Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/ subseção Federação Única dos Petroleiros – FUP), em 2022, as mulheres representavam apenas 16,5% do total de trabalhadores.

    Pela primeira vez, as mulheres alcançaram representatividade de 25% na alta direção da empresa, com duas vice-presidências de oito membros no Comitê Executivo, sendo uma delas a Chief Financial Officer (CFO), posição historicamente com baixa adesão feminina. O marco foi conquistado em junho de 2023

    Além do compromisso com a diversidade e inclusão no ambiente corporativo, a Ocyan também quer contribuir para a construção de uma sociedade mais diversa e inclusiva. Para isso, incentivará, ao longo do ano, eventos que fomentem a valorização, capacitação e equiparação de oportunidades para as mulheres.

    “A Ocyan valoriza a presença de mulheres não apenas no ambiente corporativo e no mercado de óleo e gás, mas em todas as esferas da sociedade. Além das ações que promovemos internamente, vamos atuar externamente também, levando apoio e patrocínio a eventos que incentivem a diversidade por meio de conteúdo, diálogo, capacitação e visibilidade. A estratégia de difundir a importância da equidade de gênero nos negócios e nas decisões do dia a dia é um trabalho desafiador e grandioso de mudança de cultura que toda a sociedade espera e necessita”, afirma Nir Lander, vice-presidente de Pessoas e Gestão da Ocyan.

    Compromisso para valorização das mulheres além do ambiente corporativo

    Black Stars Rising

    Evento organizado pelaa Amcham e Consulado Americano, a Ocyan patrocina o Black Stars Rising neste mês de março. O evento tem o objetivo de fornecer, a até 30 empreendedoras negras brasileiras, capacitação para transpor os desafios sistêmicos predominantes no mercado brasileiro, rumo ao aumento da inclusão social e econômica para empresas de mulheres negras brasileiras.

    Com uma programação voltada para o fomento da cadeia produtiva e impacto social, o curso gratuito oferecerá aprimoramento de habilidades e conhecimentos técnicos, emocionais e interpessoais às empreendedoras. A capacitação terá apoio e acompanhamento de mentores para melhoria dos negócios e viabilização de investimentos. Mais informações podem ser obtidas no site https://blackstarsrising.com.br/.

    Treinamento de Ondas Grandes para Mulheres

    Para destacar a valorização às mulheres, a Ocyan promoverá também o Treinamento de Ondas Grandes, na Praia da Barra da Tijuca (RJ). A iniciativa tem o objetivo de oferecer capacitação para20 mulheres experientes no surf de ondas pequenas e que querem se desafiar e aprender técnicas para surfar ondas grandes.
    A ação também contará com treinamento com surf town-in para demonstração de técnicas e protocolos de segurança para a realização de surf com o auxílio do jet-ski e, ainda, treinamento de técnicas de apneia realizado em piscina.

    Empreenda

    As mulheres também serão as protagonistas do curso ‘Empreenda’, realizado na Casa da Juventude, no Santo Cristo, com o apoio da Ocyan. Para promover a inclusão financeira e social de mulheres da Pequena África, região que abrange os bairros Saúde, Gamboa e Santo Cristo, o evento oferecerá capacitação gratuita a 40 mulheres sobre Empreendedorismo e Dignidade Feminina.
    A iniciativa abordará conteúdos sobre precificação, técnicas de saboaria artesanal (para sabonetes, desodorantes e outros produtos de higiene pessoal), técnicas de venda e divulgação, além de palestras sobre conscientização dos direitos das mulheres, violência doméstica, dignidade financeira, autocuidado e planejamento familiar, entre outros.

    De acordo com a Ocyan, a expectativa é de que a iniciativa promova o acesso ao conhecimento, com o desenvolvimento de habilidades e competências, para que resulte em inclusão financeira e social, bem como de valorização da diversidade e inclusão.

    Programa Diversidade e Inclusão

     O programa de Diversidade e Inclusão da Ocyan foi lançado em 2019 e conta com a contribuição voluntária de integrantes de todas as áreas da empresa, nomeados Embaixadores da Diversidade e Inclusão, que atuam divididos entre quatro grupos de afinidade, de acordo com os pilares de ação trabalhados pela Ocyan até o momento: Pessoas com Deficiência, Equidade de Gênero, Raça e Etnia e LGBTQIA+.

    Ações internas para mulheres

    – Licença-maternidade: Além da licença de 120 dias e do intervalo diário para amamentação já previstos pela CLT, a integrante pode optar por estender sua licença-maternidade por quinze dias adicionais ou seguir com uma jornada reduzida de quatro horas diárias, até que o bebê complete seis meses de idade.

    – “Elas Ocyan”: O programa, composto por cerca de 70 colaboradas, em sua grande maioria executivas, tem como objetivos promover o autoconhecimento, alavancar empoderamento feminino e reforçar a sororidade interna.

    Mentoria: Para evitar que os avanços sejam interrompidos, a Ocyan promove um programa de mentoria, no qual profissionais mais experientes orientam as mais novas sobre como evoluir na carreira, incluindo os postos offshore.

    – “O Mar Também É Delas”: Em 2021, a Ocyan fez uma pesquisa focada em profissionais mulheres offshore para entender qual o perfil deste grupo, seus anseios e receios. A pesquisa criou as bases para a campanha “O Mar Também É Delas”, hoje liderada pelo IBP, e que visa ampliar a igualdade de oportunidades e a promoção do bem-estar das profissionais que trabalham em plataformas da indústria de óleo e gás no país.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Iniciativa modelo para o combate à poluição dos oceanos, o projeto contou também com a visita de empresas e...

    22 de Janeiro de 2024