Idioma:

  • Novo modelo de trabalho

    DATA: 30/09/2021

    Publicado por: Notícia Braskem Fundação Norberto Odebrecht Ocyan OEC OR OTP Vexty Horiens Novonor Enseada

    A confiança no potencial do ser humano é um valor da Nossa Cultura e, na prática, cada integrante constrói e realiza seu Programa de Ação onde quer que esteja.

    Dentro do novo modelo de trabalho impulsionado pela pandemia e com o compromisso de incentivar a inovação, sempre com o olhar atento às pessoas para a promoção da saúde e bem-estar, nossas empresas se adaptaram e adotaram novas rotinas.

    Conheça abaixo como cada uma funciona:

    Novonor
    Na holding, os integrantes têm a opção de aderir ao trabalho flexível, caracterizado por ser majoritariamente presencial. Desta forma, três dias da semana são presenciais e dois flexíveis, com definição no alinhamento entre líder e liderado. O escritório foi preparado com todo o cuidado e atenção aos protocolos de saúde contra a covid-19 para a segurança nas atividades.

    OEC
    A OEC adotou o trabalho flexível que oferece para parte dos integrantes dos escritórios corporativos a possibilidade de exercer parte de suas atividades fora das dependências da empresa. A premissa a ser adotada nesse modelo é a do trabalho no escritório durante três dias úteis da semana e fora dele nos outros dois dias. A escala a ser adotada, ou seja, a distribuição de dias trabalhados no escritório e fora dele deverá ser alinhada entre líder e liderado.

    Braskem
    A Braskem definiu quatro modelos de trabalho de acordo com a natureza das atividades, requisitos legais e disponibilidade de ferramentas para a realização dos programas.

    – Presencial: PA’s cujas atividades são 100% presenciais, ou seja, que somente podem ser desempenhadas dentro das instalações da Braskem.

    – Híbrido: atividades que poderão ser desempenhadas preponderantemente de forma remota, de acordo com as normas do teletrabalho.

    – Flex office (majoritariamente presencial): Atividades em que a presença nas instalações é determinante para o sucesso das operações, mas que, em parte, podem ser desempenhadas remotamente. Por exemplo, realizar até 2 dias de trabalho remoto por semana.

    – Externo (casos específicos): modelo em vigência apenas para algumas funções (já mapeadas) em que o integrante exerce suas atividades de maneira externa, fora das instalações da Braskem.

     

    Ocyan
    O esquema de trabalho adotado pela Ocyan passou a ser o de flex office, com um critério mensal. Os integrantes precisam comparecer ao escritório 50% + 1 dia útil por mês, e no restante dos dias trabalham remotamente.
    Os escritórios estão preparados com limpeza reforçada e aparelhos para medição de temperatura nas entradas e todos os integrantes devem apresentar o cartão de vacinação para o retorno às atividades presenciais. Para conhecer mais detalhes, acesse a cartilha:
    Cartilha de Retorno ao trabalho presencial Ocyan (flippingbook.com)

    OR
    A OR adotou, em todos os seus escritórios, o formato de trabalho flexível, modalidade em que o integrante tem a possibilidade, de forma pensada, planejada e alinhada com a sua liderança, de realizar suas atividades fora do escritório, em até 2 dias na semana.
    Com base no avanço das campanhas de imunização contra a Covid-19 em todo o Brasil e no valor do formato de trabalho presencial para integração, interação e aculturamento dos integrantes, foi desenvolvido um plano de retorno com data prevista para o dia 01/11, em que estão sendo considerados todos aqueles integrantes que já estiverem imunizados há 15 dias, com a 2° dose ou dose única, e que não apresentem nenhum sintoma.
    O formato não se aplica ao ambiente de obra, onde o desenvolvimento do Programa de Ação exige a presença física em 100% do período e que já conta, desde o início da pandemia, com a adoção de todas as medidas de precaução para evitar o contágio e transmissão da Covid-19.

    OTP
    A OTP está praticando o trabalho remoto, com alinhamento entre líder e liderado(a) para os casos de necessidade de presença física no escritório.

    Enseada
    Pela natureza da operação, o Enseada ficou apenas 3 meses com os escritórios fechados, entre março e junho de 2020. Desde julho, o trabalho funciona em modelo flex office, intercalando o trabalho presencial com o home office.

    Vexty
    A Vexty iniciou uma retomada gradativa e muito cuidadosa ao trabalho presencial. A empresa incentiva a todos que já tenham tomado as duas doses dos imunizantes disponíveis (ou uma dose para o caso de dose única) a começarem o retorno ao escritório. Em coerência com o que tem sido comunicado nesse período, o trabalho na Vexty passa a ser híbrido (parte em casa, parte no escritório), ainda sem periodicidade definida. Seguindo a mesma coerência, aqueles que ainda não se sentem confortáveis com esse retorno, ou que precisam permanecer em casa nesse momento por questões pessoais ou familiares, podem permanecer em home office.

    Fundação Norberto Odebrecht
    Na Fundação, as atividades são majoritariamente presenciais, sendo que de segunda a quinta-feira os integrantes estão no escritório e às sextas-feiras em home office.

    Horiens
    Desde 2020, a Horiens aderiu ao modelo híbrido de trabalho, com parte da rotina de seus integrantes no escritório e parte no formato remoto. Atualmente, com a melhora dos números da pandemia, os integrantes imunizados pela vacinação contra a covid-19 – com duas doses ou dose única acrescido do tempo para efetivar a imunização – estão retornando gradualmente a esse modelo, por meio de um plano desenhado em fases e com a manutenção de protocolos de saúde e segurança, como o uso de máscara e a redução da capacidade de pessoas permitida no escritório. Para manter os integrantes atualizados sobre as regras e orientações durante o cenário covid-19, são realizados periodicamente encontros virtuais com toda a equipe e, além disso, a empresa disponibiliza um material completo sobre o assunto, o Guia para o Trabalho Presencial na Horiens.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OR

    Localizado no Horto Florestal, em Salvador, o Monvert tornou-se o primeiro empreendimento residencial do Brasil a receber o Selo...

    28 de Março de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    No dia 18 de março, a OEC firmou nova parceria com a Empresa Júnior de Engenharia da USP (Poli...

    20 de Março de 2024