Idioma:

  • Norbe IX é primeiro navio sonda da Ocyan a ser comandado por uma mulher brasileira

    DATA: 05/11/2019

    Publicado por: Ocyan

    A Ocyan tem agora uma mulher brasileira no comando de uma de suas sondas. Carla Malafaia assumiu em outubro a Norbe IX e se tornou a primeira comandante brasileira de uma embarcação da empresa.

    “Eu esperava um dia chegar a esse patamar, era a minha meta, mas sempre trabalhei sem pressa.”, comemora Carla, “Acompanhei a sonda Norbe IX ainda durante a sua construção na Coréia do Sul. Depois passei a trabalhar no ativo, de onde não saí mais”, completa ela.

    A sonda em que Carla está à frente conta com outras 11 mulheres, o que é um bom patamar se comparado à realidade do mercado de óleo e gás, mesmo que represente apenas 6% de toda a equipe. “Ser mulher nesta carreira sempre será um desafio, sobretudo no Brasil onde não há uma longa tradição de mulheres na liderança de embarcações. No meu caso, o apoio dos meus pais foi fundamental para eu ultrapassar os obstáculos do início da vida profissional”, relembra a comandante.

    Ligação com o mar

    Nascida em Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Carla sempre gostou de estar próxima ao mar. “Meus pais são do interior do Rio de Janeiro, mas eu nasci na capital e tive essa ligação com a água desde criança. Estava cursando Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro quando soube de um concurso para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante e resolvi me inscrever. Estudei, passei e tranquei a faculdade.”, destaca.

    Antes de chegar à Ocyan, Carla acumulou experiência em empresas do setor químico e de petróleo. Na maioria das embarcações, era a única mulher na equipe. “No início, eu precisava mostrar o tempo todo que era qualificada. Às vezes, era submetida a atividades em que meus superiores estavam claramente testando minha força física. Depois disso, tenho certeza que as mulheres podem estar em todas as funções de um navio”, defende.

    Maternidade

    Ser mãe é um outro desafio para quem trabalha embarcada, como a Carla, que tem uma filha de 1 ano e 9 meses. “Hoje, ela é a minha força maior. Por ela, vale todo o esforço e trabalho, mesmo que seja difícil ficar longe por 15 dias. Ainda bem que a tecnologia evoluiu e podemos nos ver por vídeo pelo menos uma vez por dia”, pondera. A comandante conta também com uma rede apoio nestes dias em que está na sonda e procura curtir a filha, ao máximo, quando está de folga.

    1 Comentário

    Comentários

    1. Manuele disse:

      Incrível Carla, muito sucesso para você!

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024