Idioma:

  • Marinha recebe terceiro submarino do PROSUB

    DATA: 27/03/2024

    Publicado por: OEC Novonor

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), batizado de “Tonelero (S42)”. A embarcação foi construída pela Itaguaí Construções Navais, empresa formada pela francesa Naval Group e pela Novonor.

    A cerimônia de lançamento acontece no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e contará com a presença dos presidentes do Brasil e da França.

    O nome “Tonelero” faz menção à principal ação naval da Marinha Imperial Brasileira na Guerra do Prata. Os outros dois submarinos finalizados, “Riachuelo” e “Humaitá”, também levam nomes de batalhas vencidas pela Marinha do Brasil.

    A OEC é responsável pela construção de toda infraestrutura do PROSUB, como o prédio que abrigará o Comando da Força de Submarinos, entregue em janeiro deste ano. A estrutura conta com um prédio de quatro andares em uma área construída de quase 5 mil metros quadrados e que deverá abrigar um total de mais de 200 pessoas.

    Tonelero

    Com 71,6 metros de comprimento e pesando 1.870 toneladas, o novo submarino será equipado com mísseis, torpedos e sensores modernos. Poderá navegar a uma profundidade superior a 250 metros, a uma velocidade de 37 km/h, operar por mais de 70 dias seguidos, com capacidade para cerca de 70 militares. Após ser lançado ao mar, ele vai passar por testes para avaliar os sistemas de combate e navegação, bem como a sua estabilidade.

    O Tonelero é um dos quatro submarinos movidos a propulsão convencional do PROSUB. Outros dois já foram entregues: o Humaitá, em janeiro deste ano, e o Riachuelo, em setembro de 2022. O último dos quatro submarinos convencionais a ser entregue será o Angostura, ainda em fabricação. Na sequência, será a vez do submarino de propulsão nuclear, Álvaro Alberto.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Na tarde do último dia 9 de maio, a OEC recebeu 27 alunos da Empresa Júnior de Engenharia da...

    17 de Maio de 2024
    +
    0

    As empresas do Grupo Novonor estão mobilizadas em apoio às comunidades impactadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul....

    15 de Maio de 2024
    +
    0
    OEC

    Equipamento deverá substituir o uso do ferry-boat na travessia entre as cidades de Guaratuba e Matinhos, requalificando o ambiente...

    13 de Maio de 2024
    +
    0
    OEC

    Nesta quinta-feira (9/5), o presidente da República assinou a ordem de serviço para o início das obras do trecho...

    13 de Maio de 2024