Idioma:

  • Marinha recebe terceiro submarino do PROSUB

    DATA: 27/03/2024

    Publicado por: OEC Novonor

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), batizado de “Tonelero (S42)”. A embarcação foi construída pela Itaguaí Construções Navais, empresa formada pela francesa Naval Group e pela Novonor.

    A cerimônia de lançamento acontece no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e contará com a presença dos presidentes do Brasil e da França.

    O nome “Tonelero” faz menção à principal ação naval da Marinha Imperial Brasileira na Guerra do Prata. Os outros dois submarinos finalizados, “Riachuelo” e “Humaitá”, também levam nomes de batalhas vencidas pela Marinha do Brasil.

    A OEC é responsável pela construção de toda infraestrutura do PROSUB, como o prédio que abrigará o Comando da Força de Submarinos, entregue em janeiro deste ano. A estrutura conta com um prédio de quatro andares em uma área construída de quase 5 mil metros quadrados e que deverá abrigar um total de mais de 200 pessoas.

    Tonelero

    Com 71,6 metros de comprimento e pesando 1.870 toneladas, o novo submarino será equipado com mísseis, torpedos e sensores modernos. Poderá navegar a uma profundidade superior a 250 metros, a uma velocidade de 37 km/h, operar por mais de 70 dias seguidos, com capacidade para cerca de 70 militares. Após ser lançado ao mar, ele vai passar por testes para avaliar os sistemas de combate e navegação, bem como a sua estabilidade.

    O Tonelero é um dos quatro submarinos movidos a propulsão convencional do PROSUB. Outros dois já foram entregues: o Humaitá, em janeiro deste ano, e o Riachuelo, em setembro de 2022. O último dos quatro submarinos convencionais a ser entregue será o Angostura, ainda em fabricação. Na sequência, será a vez do submarino de propulsão nuclear, Álvaro Alberto.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Livro em formato digital apresenta coletânea de artigos desenvolvidos no programa OEC IN sobre as tecnologias, desafios e oportunidades...

    15 de Abril de 2024
    +
    0
    OEC

    A OEC – Engenharia e Construção foi eleita uma das empresas de engenharia mais inovadoras de 2024 na 5ª...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    No dia 18 de março, a OEC firmou nova parceria com a Empresa Júnior de Engenharia da USP (Poli...

    20 de Março de 2024