Idioma:

  • Jornada do autocuidado: a arte de priorizar o essencial

    DATA: 01/04/2024

    Publicado por: Horiens

    Alguma vez você teve a sensação de que o tempo é insuficiente para fazer tudo o que é importante em seu do dia a dia?

    No ritmo acelerado em que vivemos, frequentemente colocamos inúmeras prioridades à frente da nossa saúde. No entanto, ela é o pilar que sustenta não apenas a nossa capacidade de enfrentar os desafios cotidianos, mas também de desfrutar os momentos de alegria e plenitude.

    O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, é um chamado para que façamos uma reflexão: estamos realmente dedicando à nossa saúde a atenção que ela merece?

     

    Saúde integral: o que significa?

    Para responder a essa pergunta é necessário compreender o significado mais profundo de estar saudável.

    Saúde não é só sobre não ficar doente. É sobre se sentir bem, tanto fisicamente quanto mentalmente. É sobre ter equilíbrio em todas as áreas da vida. Isso significa manter um corpo saudável, uma mente serena, emoções equilibradas e relações sociais satisfatórias.

    Fábio da Silva Machado, Gerente de Seguros de Pessoas da Horiens, destaca a importância de superar a barreira da falta de tempo, encontrando momentos para se dedicar a atividades que promovam saúde e bem-estar. “O autocuidado é uma questão de hábito e envolve muitas coisas, como alimentação, higienização mental, preparo físico, boa convivência com a família etc. Considero fundamental o esforço diário para garantir a melhor condição de saúde, entendendo principalmente ser uma questão de amor-próprio e amor ao próximo”, afirma.

     

     

    Criando novos hábitos para uma vida equilibrada

    Adotar hábitos saudáveis é uma escolha pessoal que exige compromisso e persistência. A mudança começa com pequenas ações diárias. Ao escolher um novo hábito de saúde para incorporar à sua rotina é importante dar a si mesmo o tempo para adaptar-se. O desafio é manter essas práticas no longo prazo.

    Há cerca de dois anos, Wesley José da Silva, assistente administrativo, percebeu a importância de cuidar da própria saúde e bem-estar. Ele descobriu que cuidar de si não precisa ser complicado. Para Wesley, o segredo está em encontrar atividades que sejam prazerosas, transformando o cuidado com a saúde em um estilo de vida, não uma obrigação.

    “Acredito que o maior desafio é a consistência: ir para academia todo dia, se alimentar bem todo dia, ter um boa noite de sono todo dia. Nesse quesito, a superação é conseguir manter a rotina, o que se torna bem mais fácil quando você gosta daquilo que está fazendo. Quando isso se torna um estilo de vida, fica mais simples. Então, o jeito procurar até encontrar o que te faz sentir confortável e animado”, diz.

     

    A escolha por uma vida mais saudável

    Cuidar da própria saúde é embarcar em uma jornada de autoconhecimento e amor-próprio. Independentemente dos desafios de conciliar o autocuidado com demandas profissionais e pessoais, quando você coloca a saúde como prioridade, todos os aspectos da vida são beneficiados. Reconhecer a importância do autocuidado e fazer dessa consciência um compromisso diário é essencial para uma vida mais saudável e feliz. Que tal fazer da saúde o seu ponto de partida para descobrir a melhor versão de si mesmo?

     

    Assista a live especial no Dia Mundial da Saúde, dia 11/04 às 11h, por Paula Cristina Groff Gonzales e saiba mais sobre a importância de priorizar a saúde integral em suas escolhas do dia a dia. Clique aqui e reserve sua agenda!

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A Horiens conta com parcerias estratégicas com instituições que representam o setor de seguros e a cadeia de relacionamentos...

    10 de Junho de 2024
    +
    0

    Nos últimos anos, os vazamentos de credenciais e a ação de infostealers – malwares projetados para roubar informações sensíveis...

    07 de Junho de 2024
    +
    0

          Márcio dos Santos é o líder do laboratório de análise de riscos da Horiens, o Risk...

    29 de Maio de 2024
    +
    0

    Com quatro módulos, evento on-line será ministrado por executivo da Horiens e oferecerá conhecimento sobre a gestão de riscos...

    29 de Maio de 2024