Idioma:

  • Horiens no XXI Encontro do Comitê do Setor Elétrico da ABGR

    DATA: 12/07/2023

    Publicado por: Horiens

    No início de julho, profissionais do setor de energia brasileiro se reuniram para o XXI Encontro do Comitê do Setor Elétrico da ABGR (Associação Brasileira de Gerência de Riscos). O tradicional evento reúne anualmente dezenas de empresas de geração, transmissão, distribuição, comercialização e negócios de energia para discutir pautas envolvendo a gestão de riscos no setor.

    Eduardo Felix Damião, diretor de riscos e seguros na Horiens, foi o palestrante de um dos painéis do evento Qual a melhor modalidade para proteger o seu patrimônio?”  Em sua apresentação, Damião trouxe uma comparação de duas modalidades de seguros patrimoniais: Riscos Operacionais (RO) e Riscos Nomeados (RN).

    O Seguro de Riscos Operacionais, também conhecido como ‘All Risks’, é indicado para coberturas abrangentes, com riscos excluídos identificados na apólice. Já o Seguro de Riscos Nomeados é indicado para a proteção de riscos específicos, nomeados na apólice. “Decidir qual o melhor caminho a tomar requer uma análise cuidadosa e personalizada do cenário de cada empresa. Por isso, quis trazer para este painel uma abordagem prática, com os prós e contras de cada seguro”, explicou Damião.

    Antes de abordar as diferenças entre os seguros, Damião salientou que, para qualquer modalidade, há pontos de fundamental relevância a serem considerados para garantir um bom processo de transferência de riscos. “Entender a qualidade do risco, qual é o valor em risco e o limite de perdas faz toda a diferença. Lembrando sempre que, em um processo de renovação, o tempo deve ser um aliado do segurado”, explicou.

    Em sua análise, Damião destacou ainda que a busca contínua do equilíbrio entre a competitividade e as exposições do risco deve nortear a missão do risk manager. “A competitividade não se refere apenas ao custo do seguro, mas também à franquia e ao wording, por exemplo. Ninguém quer que perdas aconteçam, mas se acontecerem, o wording/coberturas deve atender às necessidades da empresa. Surpresa é algo que não deve existir num bom processo de gestão de riscos”, concluiu.

    As palestras do encontro estão disponíveis no site do evento. Para conhecer a análise comparativa de Seguro de Riscos Operacionais e o Seguro de Riscos Nomeados*, entre outros painéis realizados, clique aqui, cadastre-se e confira!

    *O painel foi realizado em 5/7 e a o tema pode ser localizado por volta do 1h20 da gravação.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Para participar, basta publicar uma foto sua praticando alguma atividade física ou de bem-estar usando o filtro #Saúde.Vocênocentro. Automaticamente,...

    30 de Abril de 2024
    +
    0

    Na madrugada de 26 de março deste ano, o navio porta-contêineres DALI, de 32 mil toneladas, atingiu um dos...

    30 de Abril de 2024
    +
    0

    Prepare-se para expandir seus horizontes. Com o avanço da inteligência artificial (IA), em especial a IA generativa, não há...

    30 de Abril de 2024
    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024