Idioma:

  • Héctor Núñez, diretor presidente da Novonor, é o entrevistado do Podcast Conexão OEC

    DATA: 08/12/2022

    Publicado por: OEC

    Executivo fala sobre conquistas de 2022 e desafios para os próximos anos nas frentes de ESG, inovação e negócios

    O diretor presidente da Novonor e presidente do conselho da OEC – Engenharia e Construção, Héctor Núñez, é o entrevistado especial do novo episódio do podcast Conexão OEC. Prestes a completar dois anos na holding, o executivo destaca os avanços de 2022 e as expectativas para os próximos períodos. Segundo ele, o foco está no desenvolvimento da engenharia, no cumprimento das obrigações financeiras do Grupo, assim como na qualificação dos cerca de 30 mil integrantes. “Apesar dos desafios, temos uma empresa muito robusta não só em termos de tamanho, mas na qualidade das pessoas”, afirma.

    Com a implementação de um programa de governança de alto nível, equiparado ao de empresas de capital abertos, Núñez explica que as marcas irão desenvolver os indicadores ESG também em outras frentes, como nas áreas social e ambiental. “Estamos fazendo o certo e agindo corretamente. Nossos programas estão funcionando e ajudando nas conquistas.” Em 2022, a Novonor conquistou pelo segundo ano consecutivo a certificação ISO 37001 (antissuborno). O ano também foi marcado por indicadores recordes de reputação. No segundo semestre, o trabalho desenvolvido em diversas frentes contribuiu para que a Novonor e a OEC atingissem um índice reputacional histórico no RepTrak™ (70,1 e 71,4 pontos, respectivamente), serviço global líder em seu setor, que avalia mais de um milhão de empresas por ano em mais de 60 países.

    O executivo também compartilha suas impressões sobre a inovação – considerada deficitária no setor de infraestrutura – dentro do modelo de negócio da Novonor e suas controladas. O diretor-presidente da holding destacou o legado histórico da marca, que está na vanguarda dentro da construção pesada. “Isso está no nosso DNA. Agora precisamos ampliar nossa capacidade, onde começa a tomar peso a transformação digital que não acontece no back-office somente.” Diante das necessidades do setor para o século 21, ele destaca, principalmente, a forma como as controladas aplicam o BIM (Modelagem de Informação da Construção, sigla em inglês).

    “Temos décadas de informação e de dados sobre projetos que são valiosíssimos. Essa questão de dados é estratégica porque nos permite estar mais próximos dos clientes, fornecendo informações sobre os projetos que desenvolvemos para eles.” A sigla, aplicada na construção pesada, oferece um conjunto de métodos e ferramentas que facilita e viabiliza a transformação digital desde o nascimento do projeto até a fase de gestão do ativo já pronto. O uso do BIM no Brasil é lei federal. Até 2028, todas as construções devem usar a metodologia.

    Indutor de transformação

    Com mais de 70 anos de tradição no setor de construção pesada e uma visão empresarial que permanece moderna nos dias de hoje sendo o norte para as ambições da próxima década, Núñez afirma que é necessário trazer “provocações estratégicas” para os líderes do grupo. A palavra-chave, segundo ele, é sinergia. “Organizar a gestão de conhecimento para assegurar que métodos e práticas de gestão da inovação sejam institucionalizados e documentados [em dados]. Temos um conhecimento coletivo muito maior que o individual”, afirma.

     

    OEC IN

    O podcast Conexão OEC faz parte do ecossistema OEC IN, iniciativa da OEC – Engenharia e Construção com o objetivo de conceber soluções para os desafios enfrentados nos canteiros e escritórios da empresa. Ele foi estruturado com base em quatro vertentes: desenvolver uma cultura interna voltada à mobilização e engajamento para Inovação; conectar a OEC à inovação aberta; oferecer apoio técnico em processos de atualização tecnológica, gestão do conhecimento e transformação digital; e posicionar a construtora como protagonista que fomenta e integra a inovação em seu setor de atuação.

    O programa tem periodicidade mensal e seu conteúdo é disponibilizado nos canais da empresa no Spotify e no Youtube. Para saber mais sobre o programa de inovação da OEC – Engenharia e Construção ou se cadastrar para receber a newsletter, acesse: https://www.oec-eng.com/pt-br/quem-somos/inovacao

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Livro em formato digital apresenta coletânea de artigos desenvolvidos no programa OEC IN sobre as tecnologias, desafios e oportunidades...

    15 de Abril de 2024
    +
    0
    OEC

    A OEC – Engenharia e Construção foi eleita uma das empresas de engenharia mais inovadoras de 2024 na 5ª...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024