Idioma:

  • OEC lança e-book “Construindo a Inovação” com perspectivas para a construção civil

    DATA: 15/04/2024

    Publicado por: OEC

    Livro em formato digital apresenta coletânea de artigos desenvolvidos no programa OEC IN sobre as tecnologias, desafios e oportunidades do setor da construção civil

    A OEC – Engenharia & Construção promove no dia 17 de abril o lançamento da primeira edição do e-book “Construindo a Inovação”. O evento será no InovaBra Habitat, das 9h às 11h, e contará com a presença de startups e construtechs que orbitam o hub de inovação do Bradesco. A participação é aberta e gratuita mediante inscrição pelo site. O e-book apresenta uma coletânea com 19 artigos escritos por profissionais da empresa no âmbito do Programa de Inovação – OEC IN, além de parceiros especializados da área da construção civil.

    Os autores abordam temas essenciais para o setor, desde a importância das tecnologias emergentes na melhoria da produtividade até os desafios e oportunidades da inovação aberta na construção. Entre os assuntos, destaca-se o BIM (Building Information Modeling), um conjunto de processos e ferramentas que permitem criar uma modelo virtual do empreendimento, contemplando todas as etapas da sua vida útil, desde o projeto até a utilização e desmobilização do ativo.

    Um exemplo da implementação dessa tecnologia foi o projeto do Trecho 5 do Canal do Sertão Alagoano, desenvolvido pelo consórcio formado por OEC e TPF Engenharia. O BIM trouxe mais produtividade e agilidade na elaboração do projeto e planejamento da sua execução, comparativamente aos processos tradicionais. Outro exemplo do uso bem-sucedido da tecnologia ocorreu na obra do reservatório Novo Marapicu, em andamento no Rio de Janeiro, intervenção que promoverá melhorias de oferta de água diretamente aos municípios de Duque de Caxias, São João do Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis, Belfort Roxo e, indiretamente, ao município do Rio de Janeiro, garantindo abastecimento para mais de três milhões de pessoas.

    O e-book traz ainda análises sobre como a comunicação corporativa pode ajudar na ampliação do conhecimento e da inovação e sobre a importância de programas de aceleração que deem ênfase à realização de negócios com startups, seja pela oferta de espaço para as POC (Proof of Concept), seja por investimentos para apoiar os primeiros passos.

    “A inclusão de novas tecnologias é fundamental para impulsionar o progresso e a inovação em diversos setores da sociedade. O lançamento do e-book reforça a visão estratégica da OEC, que busca tornar a inovação parte integrante de cada processo na construção civil, desde o planejamento até a execução. O futuro desse setor será pautado pela capacidade de transformar desafios em oportunidades, por meio de ideias mais eficientes e sustentáveis”, afirma Daniel Lepikson, líder da área de Inovação na OEC.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    A OEC – Engenharia e Construção foi eleita uma das empresas de engenharia mais inovadoras de 2024 na 5ª...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    No dia 18 de março, a OEC firmou nova parceria com a Empresa Júnior de Engenharia da USP (Poli...

    20 de Março de 2024