Idioma:

  • Fraudes no Plano de Saúde | Informe-se e fique atento!

    DATA: 18/05/2023

    Publicado por: Horiens

    Fraudes contra o plano de saúde
    Informe-se e ajude a evitar!

    Você sabia que as fraudes custam às operadoras de saúde no Brasil cerca de R$ 28 bilhões por ano, aumentando em cerca de um terço o custo de procedimentos médicos para pacientes?

    Diante deste cenário, as operadoras alertam para a importância de combater tais práticas, que muitas vezes são apresentadas como “idôneas”, confundindo os beneficiários.

    Conheça as principais fraudes para não cair nelas:

    • Reembolso sem desembolso
      Reembolsos só podem ser solicitados pelo beneficiário após desembolso pelo serviço e mediante apresentação de comprovante de pagamento. O oferecimento da suposta vantagem de não pagar uma consulta ou procedimento em troca dos dados de acesso do beneficiário ao portal ou aplicativo do plano é uma conduta ilícita.
    • Reembolso assistido ou auxiliado
      Nunca ceda a terceiros os seus dados de acesso ao aplicativo ou portal do plano de saúde para qualquer reembolso. Solicitar dados de acesso do beneficiário ao portal ou aplicativo do plano sob a promessa de “facilitar” o reembolso é uma prática ilegal, cujo real objetivo é ter passe livre para lançar valores mais altos de reembolso ou incluir serviços não realizados.
    • Fracionamento de recibo
      O valor do pedido de reembolso deve corresponder ao valor integral da consulta ou procedimento. Pegar dois recibos de uma única consulta ou procedimento para ter acesso a um reembolso maior não é permitido. 
    • Informações falsas no recibo
      A descrição de procedimento diferente do que foi realizado para obter reembolso do plano de saúde é fraude. Se tiver dúvidas a respeito da cobertura, entre em contato com o plano de saúde.

    Atenção: cadastre seus dados de reembolso no app do plano de saúde
    Mantenha seus dados bancários atualizados no aplicativo do plano e faça seu pedido de reembolso sempre por lá. Dessa forma, o pagamento é feito por meio de depósito bancário, ou seja, diretamente em sua conta, ampliando a segurança do processo e trazendo mais comodidade para seu dia a dia.

    O bom uso do plano de saúde é uma responsabilidade de todos os beneficiários. Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu plano de saúde.

    Compartilhe essas informações com seus familiares e amigos!

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Cada vez mais estudos mostram a importância da saúde bucal para a qualidade de vida e como fator de...

    11 de Março de 2024
    +
    0

    A semana em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres foi comemorada de forma especial no setor de...

    11 de Março de 2024
    +
    0

    A data de 8 de março é celebrada mundialmente como o Dia Internacional das Mulheres, um marco de uma...

    07 de Março de 2024
    +
    0

    Horizonte de coisas boas | Dia Internacional das Mulheres – 8/3 As últimas décadas foram marcadas por importantes conquistas...

    07 de Março de 2024