Idioma:

  • Finalizada com sucesso a primeira operação da Tombador Iron no TUP Enseada

    DATA: 01/03/2023

    Publicado por: Enseada

     

    Foi finalizada na madrugada do dia 06 de fevereiro a 1ª operação de carregamento do navio Supramax MV Doric Javelin (57.000dwt) com destino à Ásia, para exportação de minério da mineradora Tombador Iron, através do Terminal de Uso Privativo da Enseada Indústria Naval (TUP Enseada). Uma operação muito bem-sucedida como 1º grande marco desta sinergia entre as partes, que pode ser acompanhada através do vídeo abaixo.

    A operação de carregamento do navio, que acontece de forma ininterrupta desde a atracação da embarcação no cais do TUP Enseada, conta com inúmeras ações preventivas de impactos e de segurança operacional, a começar pelo acompanhamento da engenharia da operação e dos técnicos de segurança que estão atentos à todas as etapas da execução do serviço, buscando com isso garantir a prevenção de impactos ao meio ambiente e resguardar a saúde de todos os profissionais envolvidos na ação, tendo como meta o acidente zero.

    Entre as formas de prevenção de impactos ambientais podemos citar o procedimento de condução de toda a operação, realizada de forma lenta e assistida, reduzindo a possibilidade de qualquer tipo de incidente; utilização de lonas de proteção nas laterais dos navios, que evita a possível queda de minério no rio; acompanhamento dos índices de fumaça preta emitidos pelos veículos, máquinas e equipamentos envolvidos na operação, evitando a poluição do ar; a umectação interna das vias para evitar a dispersão de particulados; além do recolhimento e destinação correta dos resíduos gerados e uso de kits ambientais para a remoção imediata de eventuais derrames de combustíveis, óleos e graxas, nestes casos já para mitigar um possível impacto.

    Já com relação aos trabalhadores, a principal forma de prevenção de impactos é a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sendo eles calça comprida, camisa de manga, capacete, máscara, óculos, balaclava, bota, protetor auricular e luva. Em adição, a Enseada garante que os trabalhadores possuam os devidos treinamentos para atuar em distintas áreas, a exemplo do trabalho em altura, onde aplica-se a NR 35. Destaca-se que que o uso dos EPIs é obrigatório e a equipe de SMS fiscaliza diariamente a sua utilização.

    Clique e assista ao vídeo.

    ______

    Esta ação integra o escopo de ações dos Programas de Educação Ambiental – PEA e Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A água é um recurso fundamental para a vida e o bem-estar humano, elemento essencial para a sobrevivência de...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    No início de janeiro/2024, a Enseada concluiu com sucesso a primeira operação de movimentação de Grãos em seu no...

    06 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    A partir de janeiro/2024, o Complexo Naval, Industrial e Portuário Enseada, localizado em Maragojipe, no Recôncavo Baiano, deverá se...

    19 de Janeiro de 2024
    +
    0

    A Enseada atua com responsabilidade e compromisso socioambiental com vistas ao desenvolvimento sustentável do seu empreendimento, por meio da adoção...

    09 de Janeiro de 2024