Idioma:

  • Estudantes da UTFPR visitam o Terminal Gás Sul

    DATA: 09/05/2022

    Publicado por: OEC

    CGSNos dias 26 e 27 de abril, alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná conheceram a obra do Terminal Gás Sul (TGS), na Baía de Babitonga (SC), obra que Tenenge e OEC executam para o cliente New Fortress Energy (NFE). No total, 13 estudantes e 2 professores do curso de Engenharia vivenciaram a rotina da obra durante dois dias e se aprofundaram na prática dos assuntos antes vistos apenas em teoria.

    A jornada começou com a apresentação do Código de Conduta. Na sequência, os alunos receberem instruções sobre segurança e assistiram uma apresentação de Marco Aurélio Barros, gerente de contrato da obra. A visita continuou no simulador de equipamentos e, depois, com a ida ao canteiro industrial de Itapoá, onde puderam ver a frente de trabalho em movimento. O grupo teve a oportunidade de apreciar o Horizontal Directional Drilling (HDD), furo direcional que interligará o  gasoduto onshore ao TGS.

    Terminal Gás SulDurante a visita, os estudantes também interagiram com os gerentes da New Fortress Energy, do Consórcio Gás Sul e com jovens integrantes do projeto que ingressaram como Trainees ou através do Programa de Estágio de Férias. No final do dia os visitantes participaram de um bate papo com base no que foi visto e puderam falar sobre suas expectativas em relação à profissão escolhida.

    De acordo com Marco Aurélio Barros, Gerente de Contrato da TENENGE, é fundamental aproveitar oportunidades com esta para ofertar vivência prática aos estudantes das regiões onde ocorrem nossas obras. “Estamos entusiasmados em poder realizar este programa de relacionamento com a comunidade. Para nós é sempre um prazer poder mostrar nosso trabalho e compartilhar conhecimento com os futuros profissionais da área”, afirmou.

    O TGS 

    O empreendimento vai fornecer 15 milhões de metros cúbicos de Gás Natural por dia, representando um aumento de mais de três vezes no total disponível atualmente no estado de Santa Catarina. O Terminal está localizado a 300 metros da costa da cidade de São Francisco do Sul, e inclui infraestrutura para receber, armazenar, regaseificar e distribuir o gás natural para a região sul.

    O GNL (Gás Natural Liquefeito) será transportado pelo mar através de navios metaneiros até o TGS , onde será transferido pelo sistema ship to ship para uma FSRU (unidade flutuante de armazenamento e regaseificação) com capacidade de armazenar 160 mil metros cúbicos de GNL, que, por sua vez, será interligada por 33 km de dutos de 20 polegadas com o GASBOL (Gasoduto Bolívia-Brasil), que distribuirá o Gás para diversos Municípios da região sul do Brasil.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    No dia 18 de março, a OEC firmou nova parceria com a Empresa Júnior de Engenharia da USP (Poli...

    20 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    Consórcio liderado pela construtora brasileira conquistou um novo projeto no Porto de Miami, com investimento de R$ 320 milhões...

    19 de Março de 2024