Idioma:

  • Estruturação do sistema de gestão da Ocyan gera ganhos de U$200 milhões nos últimos cinco anos

    DATA: 21/03/2022

    Publicado por: Ocyan

    A Ocyan decidiu usar os processos de certificação por empresas independentes ao longo dos últimos cinco anos como estratégia de alavanca para alcançar a excelência operacional e de sustentabilidade. As melhorias implementadas trouxeram um aumento de faturamento estimado em U$ 200 milhões neste período e destaque em competitividade.

    O caminho da mudança começou em 2016 com a implantação do ‘Programa Qualidade em Foco’. “Tivemos que superar desafios internos para mudar a cultura de gestão e uniformizar os processos de todas as áreas – de operação das sondas ao controle de dados. E agora, após cinco anos, colhemos os benefícios que vieram em forma de redução de custos, aumento de uptime, e melhoria de imagem junto aos clientes e órgãos reguladores, que acabaram facilitando a obtenção de novos contratos ou a renovação dos contratos atuais”, explica Heitor Gioppo, vice-presidente executivo da Unidade de Perfuração da Ocyan.

    Neste mês, a Unidade de Perfuração da Ocyan conquistou a certificação API Q2. Esta norma é acreditada pelo Instituto Americano do Petróleo e estabelece requisitos para Sistema de Gestão da Qualidade com foco na excelência na prestação de serviços para o setor de petróleo e gás natural. Todas as certificações foram concedidas para o conjunto de atividades da Unidade de Perfuração da empresa (Base Macaé, Área de armazenamento e quatro Sondas de Perfuração).

    “Nós decidimos usar o caminho da melhoria contínua via certificações para fazer a nossa virada de chave do ponto de vista de processos. Essa certificação da APIQ2 coroa o nosso trabalho de busca por eficiência operacional iniciado em 2016. Ele envolveu todos os integrantes da empresa com objetivo de ampliar a segurança e a excelência, além de melhorar a nossa competividade. Esse processo nos permitiu alcançar um grau de maturidade muito estruturado. Saímos de indicadores 87,6% de uptime operacional, em 2017, para 99,8% em agosto de 2021, um recorde histórico para a Ocyan. O ganho operacional foi fantástico”, comemora Heitor Gioppo, vice-presidente da Unidade de Perfuração da Ocyan.

    Inovação nos planos de 2022

    Para Ocyan, o próximo ano terá foco em inovação, aliada à sustentabilidade integrado com compromissos ESG, e de olho no mercado internacional. “Buscamos sempre a consistência de resultados e não será diferente nos próximos anos. Estamos nos preparando para o novo ciclo de crescimento da indústria de óleo e gás, mas também em busca de novos caminhos”, finaliza Heitor.

     

    Sobre a Ocyan

    A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás que conta com uma frota de cinco unidades de perfuração e dois FPSOs (floating, production, storage and offloading). A companhia desenvolve também projetos SURF, fabricação e instalação de equipamentos submarinos, e presta serviços de manutenção offshore. Mais informações: www.ocyan-sa.com. 

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024