Idioma:

  • Enseada deve ser a principal rota logística para o transporte de componentes eólicos de grande porte

    DATA: 19/01/2024

    Publicado por: Enseada

    A partir de janeiro/2024, o Complexo Naval, Industrial e Portuário Enseada, localizado em Maragojipe, no Recôncavo Baiano, deverá se tornar a principal rota logística para o transporte de componentes eólicos de grande porte destinados aos parques eólicos da Bahia e de outros estados do Nordeste. Isso será possível graças ao contrato de locação parcial de área do Canteiro de São Roque do Paraguaçu, firmado em dezembro/2023 entre Enseada e Petrobras, que será usada para permitir a passagem das pás eólicas pela rodovia BA-514 (antiga BR-420).

    Segundo o Diretor Comercial do Enseada, Carlos Alberto Tsubake, a celebração desse contrato representa um fator crucial para viabilizar futuros projetos eólicos na região e a iniciativa reflete o comprometimento da Enseada com o desenvolvimento sustentável. “Ao nos consolidarmos como a principal rota logística para o transporte de cargas eólicas de grande porte, não apenas estamos promovendo eficiência, mas também uma significativa redução de custos e mitigação dos riscos de segurança logísticos para os clientes.” destacou.

    Para Tsubake, isso desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento da transição energética, tanto na Bahia quanto no Brasil. “A reabertura dessa rota logística não fortalece apenas a competitividade da infraestrutura energética brasileira, mas também promove impactos positivos nos aspectos socioeconômicos da região do Recôncavo Baiano e na vida de centenas de famílias”, completou.

    Entre 2022 e 2023, o Terminal Enseada recebeu 40 aerogeradores completos destinados ao Estado da Bahia, no âmbito do projeto “Tanque Novo”. A eficiência utilizada na iniciativa ganhou destaque em março do último ano, quando a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) reconheceu a Enseada, empresa do Grupo Novonor, e a CGN Brasil Energia, cliente no projeto, com um prêmio em virtude da excelência e inovação da técnica logística utilizada, que permitiu a antecipação da operação do parque em mais de 60 dias.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Durante o mês de março, a Enseada reafirmou seu compromisso social ao realizar doações de lâmpadas e refletores, promovendo...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Desde 2012, a Enseada tem realizado o monitoramento de peixes, componente do Programa de Monitoramento da Biota Aquática. Trata-se...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    A água é um recurso fundamental para a vida e o bem-estar humano, elemento essencial para a sobrevivência de...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    No início de janeiro/2024, a Enseada concluiu com sucesso a primeira operação de movimentação de Grãos em seu no...

    06 de Fevereiro de 2024