Idioma:

  • Enseada celebra o dia das crianças com foco na educação ambiental e cultura quilombola

    DATA: 18/10/2023

    Publicado por: Enseada

     

    No Dia das Crianças deste ano, a Enseada realizou uma série de ações voltadas para o bem-estar e a educação de crianças da região. Dentre as quatro iniciativas, uma se destacou pela abordagem ambiental e a cultura quilombola, promovendo não apenas diversão, mas também uma conscientização do público infantil quanto aos aspectos das lendas e histórias das comunidades quilombolas da região.

    A Semana da Criança da Escola Municipal Antônio Virgílio de Medina, situada em São Roque do Paraguaçu, teve um foco especial na educação ambiental. As atividades desenvolvidas pelos professores incluíram brincadeiras interativas relacionadas ao meio ambiente, desfiles de roupas recicláveis e a Enseada, por meio da representante da equipe de Sustentabilidade, Eliene Lima, promoveu uma contação de história especial para 50 alunos, apresentando a figura emblemática da “Vovó do Mangue e Vovó do Mato”.

    Essa história única tem como protagonista a Vovó, considerada protetora dos manguezais e das florestas locais. Ela desempenha um papel importante na conscientização das crianças quanto a importância da conservação desses ecossistemas vitais. Além disso, a Vovó prega peças nas pessoas que maltratam o mangue e a mata, tornando a narrativa ainda mais educativa.

    Na ação houve uma participação ativa dos próprios alunos, muitos dos quais moram no quilombo do Baixão do Guaí, uma comunidade quilombola da região. Para essas crianças, a história da Vovó do Mangue e Vovó do Mato não era apenas uma narrativa, mas uma parte de sua herança cultural, transmitida oralmente de geração em geração. Além da contação de histórias, as crianças da Escola Antônio Virgílio desfrutaram de guloseimas distribuídas pela equipe da Enseada.

    Já na comunidade quilombola do Porto da Pedra foi realizada a entrega de brinquedos e lanches para cerca de 48 crianças entre 1 e 15 anos, fruto de parceria entre Enseada, FGS, Gereré Tour e Dynamica.

    As 121 crianças da Creche Mário Gordilho, em São Roque do Paraguaçu foram presenteadas com lousas mágicas infantis, doadas pela Copa Ambiental, que deverão ser utilizadas em sala de aula para as atividades pedagógicas.

    A comunidade quilombola do Dendê realizou diversas atividades para suas crianças e a Enseada se fez presente com a distribuição de brinquedos e guloseimas. 50 crianças foram contempladas pela iniciativa.

    A ação realizada pela Enseada no Dia das Crianças de 2023 proporcionou momentos especiais e certamente contribui para a construção de um futuro mais consciente e sustentável para todos, que valoriza as tradições culturais da região.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Enseada realizou uma série de ações educativas...

    18 de Junho de 2024
    +
    0

    A Enseada Indústria Naval marcou presença no 2º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, realizado em 16 e 17/05/2024...

    03 de Junho de 2024
    +
    0

    Durante a Offshore Technology Conference (OTC), evento que reuniu esta semana, em Houston (EUA), os principais players globais dos...

    13 de Maio de 2024
    +
    0

    Durante o encontro com os diretores das escolas municipais, organizados pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Maragojipe,...

    30 de Abril de 2024