Idioma:

  • Da teoria à prática: Estudantes do CEEP Vale do Paraguaçu conhecem o Complexo Industrial Enseada

    DATA: 25/05/2023

    Publicado por: Enseada

    A Enseada iniciou, no dia 11 de maio, o clico de visitas técnicas de estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Vale do Paraguaçu, em Maragojipe. A primeira visita em 2023 foi da turma do curso de formação em Técnico em Segurança do Trabalho e contou com a presença de 43 alunos e professores que puderam aprofundar seus conhecimentos na área e conhecer os procedimentos e práticas do complexo industrial e portuário.

    Os estudantes foram recepcionados na sala de treinamento para o briefing de segurança e participaram da palestra sobre Segurança do Trabalho seguida de uma apresentação sobre os programas e ações socioambientais realizadas nas comunidades do entorno. Na oportunidade puderam esclarecer suas dúvidas e conhecer as possibilidades e desafios da área escolhida. Em seguida foram conduzidos pelo coordenador da área de QSMS – Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, para uma visita guiada às instalações do empreendimento. Ao final os estudantes receberam um kit da coleção de sustentabilidade “Quilombos de Maragojipe”.

    Para Luciene de Brito Santana, estudante do do Ceep do Vale do Paraguaçu “Ao visitar o estaleiro Enseada  no dia 11 de maio deparei-me com uma estrutura imaginária; recebida no primeiro momento pela técnica Eliene Lima que foi de uma extrema importância para minha visita na enseada. Foram vários esclarecimentos sobre o funcionamento na Enseada, aquele espaço gigantesco, com tantos projetos de implantações de trabalhos, todo aqueles recursos parados. As falas dos técnicos Pedro Barbosa e Morgana Andrade me emocionou de tal maneira que continuarei seguindo nessa caminhada, minha motivação foi tanta após discursos que tenho certeza que esse será o primeiro de muitos passos que darei em busca de me profissionalizar cada vez mais para me tornar uma técnica em segurança do trabalho.”

     

    Para Alan Prazeres, gestor do centro profissionalizante “A visita técnica complementa o ensino-aprendizagem, por ser um recurso didático-pedagógico que, efetivamente, mostra ótimos resultados educacionais, já que os alunos vivenciam o dia a dia da organização da empresa ao ouvir, a observar e a sentir, tornando o processo mais motivador e significativo para a aprendizagem. É muito bom ter em nossa cidade empresas do porte da Enseada, além de uma longa história de parceria com nossa instituição, estimula e impulsiona muitos jovens e adultos na busca de uma formação técnica profissional e, consequentemente, a busca constante por melhores condições de vida para eles e suas famílias.”

    “Foi uma experiência incrível, conhecer uma das maiores estruturas da América Latina, o Golias. Sermos recepcionados por uma equipe proativa e disposta a contribuir com o aprendizado in loco agregando conteúdos teóricos e práticos, gratidão é a palavra. Obrigada Enseada pela parceria na formação destes futuros técnicos do CEEP Vale do Paraguaçu.” Relata Joelma Alves, professora da disciplina técnica de Segurança Industrial e Ocupacional.

    Sempre que solicitada por instituições que atuam nas comunidades da sua área de influência, a Enseada busca dedicar esforços para se engajar, estabelecer parcerias e atender às questões socioeducacionais, afirmando o compromisso assumido com a população após a sua implantação na região, e cumprindo sua responsabilidade socioambiental.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Durante o mês de março, a Enseada reafirmou seu compromisso social ao realizar doações de lâmpadas e refletores, promovendo...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Desde 2012, a Enseada tem realizado o monitoramento de peixes, componente do Programa de Monitoramento da Biota Aquática. Trata-se...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    A água é um recurso fundamental para a vida e o bem-estar humano, elemento essencial para a sobrevivência de...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    No início de janeiro/2024, a Enseada concluiu com sucesso a primeira operação de movimentação de Grãos em seu no...

    06 de Fevereiro de 2024