A equipe de Laboratório e Qualidade da obra da Ligação Viária de Campo Grande, no Rio de Janeiro, liderada...
Construído pela OEC, Terminal Deodoro é inaugurado no Rio de Janeiro
DATA: 28/09/2023
No último dia 20 de setembro, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro inaugurou o Terminal Deodoro, o primeiro de quatro que comporão o percurso do BRT Transbrasil, um dos maiores corredores exclusivos de ônibus do mundo. Até que o equipamento fique pronto, o novo terminal fará a integração com o BRT Transolímpica, ônibus convencionais urbanos e trens da Supervia. A promessa com a nova conexão é que os usuários que saem de bairros como Guaratiba, Sepetiba e Santa Cruz, na Zona Oeste, consigam economizar cerca de meia hora no deslocamento até o centro da capital.
O Terminal Deodoro possui aproximadamente dez mil metros quadrados e é formado por dois pisos. O andar superior é destinado às frotas do BRT. São duas plataformas, com oito vagas para embarque e desembarque, cada, totalizando 2,5 mil metros quadrados. A área do térreo, por sua vez, receberá as linhas alimentadoras. A plataforma de 3,2 mil metros quadrados conta com 24 vagas para os ônibus alimentadores que irão acessar o terminal. O acesso à plataforma suspensa será feito pelos passageiros por escadas ou elevadores. Neste piso haverá um espaço para que os usuários PCDs acessem os ônibus. O local conta ainda com bilheteria, sanitários, prédio administrativo e setor de apoio. O caminho até a estação de trem de Deodoro, da Supervia, será feito por uma passarela de 236 metros quadrados com rampas de acessibilidade e escadas.
As obras do BRT Transbrasil estão sendo finalizadas. No total, serão 18 estações, quatro terminais (Deodoro, Margaridas, Missões e o intermodal Gentileza) e mais 22 intervenções, como viadutos e alargamentos de pistas, ao longo de 26 km.
Sistema BRT
A previsão é que todo o Sistema BRT esteja em pleno funcionamento no primeiro semestre de 2024. Somando os quatro corredores (Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil), serão 140 estações, 15 terminais e quase 150 quilômetros interligando Zona Oeste, região da Barra da Tijuca, Zona Norte e Centro. Até 2026, a previsão é que o sistema transporte cerca de 700 mil passageiros por dia (hoje, são transportadas cerca de 347 mil pessoas diariamente).
Nenhum Comentário