Idioma:

  • Construído pela OEC, Terminal Deodoro é inaugurado no Rio de Janeiro

    DATA: 28/09/2023

    Publicado por: OEC

    Terminal DeodoroNo último dia 20 de setembro, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro inaugurou o Terminal Deodoro, o primeiro de quatro que comporão o percurso do BRT Transbrasil, um dos maiores corredores exclusivos de ônibus do mundo. Até que o equipamento fique pronto, o novo terminal fará a integração com o BRT Transolímpica, ônibus convencionais urbanos e trens da Supervia. A promessa com a nova conexão é que os usuários que saem de bairros como Guaratiba, Sepetiba e Santa Cruz, na Zona Oeste, consigam economizar cerca de meia hora no deslocamento até o centro da capital.

    O Terminal Deodoro possui aproximadamente dez mil metros quadrados e é formado por dois pisos. O andar superior é destinado às frotas do BRT. São duas plataformas, com oito vagas para embarque e desembarque, cada, totalizando 2,5 mil metros quadrados. A área do térreo, por sua vez, receberá as linhas alimentadoras. A plataforma de 3,2 mil metros quadrados conta com 24 vagas para os ônibus alimentadores que irão acessar o terminal. O acesso à plataforma suspensa será feito pelos passageiros por escadas ou elevadores. Neste piso haverá um espaço para que os usuários PCDs acessem os ônibus. O local conta ainda com bilheteria, sanitários, prédio administrativo e setor de apoio. O caminho até a estação de trem de Deodoro, da Supervia, será feito por uma passarela de 236 metros quadrados com rampas de acessibilidade e escadas.

    As obras do BRT Transbrasil estão sendo finalizadas. No total, serão 18 estações, quatro terminais (Deodoro, Margaridas, Missões e o intermodal Gentileza) e mais 22 intervenções, como viadutos e alargamentos de pistas, ao longo de 26 km.

    Sistema BRT

    A previsão é que todo o Sistema BRT esteja em pleno funcionamento no primeiro semestre de 2024. Somando os quatro corredores (Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil), serão 140 estações, 15 terminais e quase 150 quilômetros interligando Zona Oeste, região da Barra da Tijuca, Zona Norte e Centro. Até 2026, a previsão é que o sistema transporte cerca de 700 mil passageiros por dia (hoje, são transportadas cerca de 347 mil pessoas diariamente).

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Com extensão de 27 km e capacidade para transportar até 250 mil passageiros por dia, BRT Transbrasil é uma...

    27 de Fevereiro de 2024
    +
    0
    OEC

    Programa oferece alfabetização para os integrantes da ETA de Xerém O Programa OEC Educação, que tem como objetivo alfabetizar...

    22 de Fevereiro de 2024
    +
    0
    OEC

    Inciativa foi reconhecida na categoria Inteligência Artificial pela comunidade que reúne mais de 10 mil profissionais de TI em...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0
    OEC

    No último dia 2 de fevereiro, a OEC recebeu os alunos do Master da Zigurat Institute of Technology, entidade sediada...

    06 de Fevereiro de 2024