Idioma:

  • Webinar “Conversa com a Vexty”: Desempenho dos Investimentos em 2022

    DATA: 24/02/2023

    Publicado por: Vexty

    Tendo como pano de fundo o contexto econômico trazido na matéria “Investimentos: mercado financeiro em 2022 e cenário previsto para 2023”, destacamos abaixo o desempenho dos investimentos do Plano Vexty no ano passado.

    Os Perfis de Investimentos com maior participação em ativos menos voláteis foram os que apresentaram melhores desempenhos no ano de 2022. Isso em razão do desempenho aquém do esperado dos ativos de risco, como ações e investimentos no exterior, uma vez que quanto mais longo é o Perfil, maior são suas alocações nesses tipos de investimento. No gráfico abaixo é possível observar a rentabilidade líquida registrada em 2022 pelos 10 Perfis de Investimentos oferecidos pela Vexty frente a alguns indicadores de mercado:

    *A rentabilidade líquida dos Perfis considera dedução das despesas de custeio e o resultado dos empréstimos dos participantes

     

    Lembrando que Perfis de Investimento são carteiras de investimentos estruturadas com diversas combinações entre as Classes de Ativos, que são por sua vez, categorias de investimentos, definidas na Política de Investimentos da Vexty, com características similares, facilitando a organização, a gestão, o controle e a avaliação dos resultados.

    Em 2022, as oito Classes de Ativos geridas pela Vexty apresentaram os seguintes desempenhos em comparação com seus respetivos indicadores de referência (Benchmarks):

    * Os Benchmarks são: CDI (RFCP), Barclays Gbl Agg (RFGH), IMA-B 5+ (Inflação), IFMM-A (Multimercado), Ibovespa (RV), Dólar (Global), IMA-B (Yield) e Ibovespa (Growth). Para maiores detalhes sobre os indicadores, vide nota ao final deste informe

     

    O modelo de Perfis de Investimento da Vexty

    O modelo de Perfis de Investimento com Data-Alvo (Target Date Funds) adotado pela Vexty tem se mostrado resiliente e consistente com seu objetivo: preservar o patrimônio no Perfil Curto Prazo e permitir expectativa de maior rentabilidade no longo prazo (porém com maior volatilidade esperada) nos Perfis com Data-Alvo, respeitando os limites de riscos de cada Classe de Ativo.

    Quando analisamos o gráfico abaixo, é possível observar o comportamento dos Perfis desde janeiro de 2020, quando foram implementados do Perfil 2035 em diante e o desempenho de alguns indicadores de mercado. Interessante destacar que nessa janela de tempo, tivemos a ocorrência da Pandemia, eleições presidenciais no Brasil, conflito armado entre Rússia e Ucrânia e aumento da inflação e dos juros no mundo. Fatores esses que podem explicar a performance aquém dos ativos de risco, principalmente frente ao CDI.

    *A rentabilidade líquida dos Perfis considera dedução das despesas de custeio e o resultado dos empréstimos dos participantes.

     

    Já ampliando um pouco mais o período, no gráfico abaixo trazemos os desempenhos dos Perfis Curto Prazo, 2025 e 2030 desde maio de 2014, quando esses Perfis foram criados.

    *A rentabilidade líquida dos Perfis considera dedução das despesas de custeio e o resultado dos empréstimos dos participantes.

     

    O Perfil Curto Prazo apresentou performance superior ao IPCA e praticamente em linha com o CDI acumulado no período. Os outros dois Perfis apresentaram rentabilidade bem acima do IPCA e do CDI, respondendo bem às posições nas demais Classes de Ativos e à nossa estratégia de diversificação estruturada e gestão ativa em cada classe, com foco em superar seus respectivos indicadores de referência. Destaque para o Perfil 2030 superando bem o Ibovespa no período, mesmo com um nível de risco menor, devido principalmente à diversificação de suas alocações.

    No Webinar “Conversa com a Vexty”, realizado nesse mês, detalhamos um pouco mais sobre a performance em diferentes janelas de tempo dos Perfis de Investimentos geridos por nós. Para quem ainda não assistiu ao evento, vale a pena conferir. Clique aqui e assista.

    Indicadores:

    – CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é a taxa de juros de referência para operações financeiras (principalmente de curto prazo).

    – Barclays Gbl Agg é um indicador apurado pela Bloomberg, que mede o comportamento dos preços de títulos de dívida com grau de investimento em 24 moedas.

    – IMA-B 5+ é um índice apurado pela Anbima, que reflete o desempenho dos Títulos Públicos atrelados ao IPCA com prazo de vencimento superior a 5 anos.

    – IFMM-A é um índice apurado pelo banco BTG, que mede o comportamento dos Fundos de Investimentos de Multimercado no Brasil.

    – IBOV (Ibovespa) é o índice que mede o desempenho das ações de empresas com grande volume de negociação na B3, a Bolsa de Valores oficial do Brasil.

    – IMA-B é um índice apurado pela Anbima, que reflete o desempenho dos Títulos Públicos atrelados ao IPCA, independentemente do prazo de vencimento.

    Estar sempre atualizado(a) sobre o desempenho dos seus investimentos. Vexty. Com certeza.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A Vexty realizou em 16 de abril de 2024 um webinar Especial | Perfil de Investimentos, direcionado para os...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Confira no 1º período para avaliação de Perfil de Investimento, de 1 a 30 de abril. Durante todo o...

    01 de Abril de 2024
    +
    0

    O Conselho Deliberativo da Vexty aprovou, em 13 de dezembro de 2023, a Política de Investimentos do Plano Vexty...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2024 a Vexty completa três décadas com a certeza de que só chegou até aqui devido à confiança...

    01 de Março de 2024