Idioma:

  • Você leva sua saúde bucal a sério?

    DATA: 11/03/2024

    Publicado por: Horiens

    Cada vez mais estudos mostram a importância da saúde bucal para a qualidade de vida e como fator de prevenção de uma série de doenças graves. Entenda e previna-se!

    Quando falamos em saúde bucal, estamos falando de muito mais do que estética. É claro que um sorriso bonito tem um papel relevante para o seu bem-estar emocional e social, mas o que muita gente ainda não sabe é que a saúde da boca está ligada a uma série de problemas, como doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e pesquisas recentes sugerem até relação com doenças cerebrais, como o Alzheimer.

    Para se ter uma ideia do impacto da saúde bucal no organismo, um estudo realizado pelo Instituto do Coração (Incor), divulgado em 2019, mostrou que 45% das doenças do coração e 36% das mortes por problemas cardíacos têm origem dental.

    No caso de doenças como o Alzheimer, revisões científicas e pesquisas mais recentes divulgadas em publicações como a Neurology descobriram que as bactérias que normalmente habitam nossa boca também podem infectar o cérebro e potencialmente contribuir para que ocorra neurodegeneração, colocando a doença periodontal como mais um fator de risco entre muitos para pessoas como predisposição ao Alzheimer.

    Os estudos não param e têm indicado de forma cada vez mais embasada a relevância da saúde bucal para a manutenção do bem-estar físico e mental. Essa informação é suficiente para que a saúde bucal seja colocada como prioridade em seu dia a dia, não é mesmo?

     

    A relação entre a saúde bucal e as doenças

    Todos sabemos que é essencial escovar os dentes adequadamente, mas de que forma exatamente fazer isso de qualquer jeito pode afetar a nossa saúde?

    Pois saiba que a falta de escovação facilita o aparecimento da ‘placa dental’, repleta de bactérias produtoras de ácido, responsáveis por causar a famosa gengivite, a forma mais branda da doença periodontal.

    O acúmulo de placa se transforma em alvo do sistema imunológico, que tenta combater a infecção. Nesse estágio, o problema é reversível e escovar bem os dentes, além de remover a placa, permitirá que as gengivas se reestabeleçam.

    Se a gengivite não for tratada adequadamente, no entanto, ela evoluirá para uma periodontite, fazendo com que o sistema imunológico se mantenha lutando de todas as formas contra essas bactérias.

    O microbioma oral sofrerá então um desequilíbrio e essa inflamação crônica pode se espalhar da boca para o organismo, aumentando moléculas pró-inflamatórias no sangue e comprometendo para valer a sua saúde, aos poucos e de forma silenciosa e relevante.

     

    Como manter a saúde bucal em dia?

    • Lave as mãos: antes de iniciar a higiene oral, lave as mãos com água e sabão
    • Passe o fio dental: inicie a limpeza com o fio dental e, se necessário, utilize também limpadores interdentais, encontrados em farmácias
    • Escove os dentes: utilize uma escova com cerdas macias, use creme dental com flúor e lembre-se que uma boa escovação dura cerca de 2 minutos
    • Raspe a língua: o hábito de raspar levemente a língua pela manhã com um raspador apropriado para este fim reduz bactérias que se alojam no local durante a noite
    • Vá ao dentista regularmente: faça isso ao menos duas vezes ao ano para checar se está tudo sob controle e fazer a limpeza do acúmulo de placa. Lembre-se: a ausência de dor não é um indicador de que não há problemas em sua boca

     

    Você sabe limpar sua escova de dentes?

    • Diariamente: após o uso, lave a escova com água e borrife nas cerdas um pouco de antisséptico bucal
    • Uma vez por semana: limpe a escova com enxaguante bucal à base de digluconato de clorexidina a 0,12%. Para isso utilize um copo limpo e coloque a solução sem diluir. Agite a escova dentro do copo com o produto por 30 segundos, retire o excesso do enxaguante em água corrente e deixe a escova secar
    • Troca da escova: deve ocorrer a cada três meses ou antes, caso as cerdas estejam desgastadas

     

    Aja preventivamente: a higiene oral é uma das maneiras mais simples e importantes de cuidar de si mesmo!

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

    Na sexta-feira, 22/3, o time de mulheres da Horiens se reuniu para o evento interno ‘Histórias na Mesa’, proposto...

    01 de Abril de 2024