Idioma:

  • Usina Fotovoltaica de Ribeirão inicia geração de energia

    DATA: 16/12/2021

    Publicado por: OEC

    Após receber a licença de operação, a Usina Fotovoltaica de Ribeirão, em Pernambuco, passou a fornecer para o sistema interligado energia suficiente para beneficiar quase 4 mil residências. Com capacidade de geração de 2,5 MW, o empreendimento é fruto de investimento da OnSolar, empresa do Grupo OnCorp, que contratou a OEC e a Alubar Energia para realizarem a montagem e comissionamento do projeto, instalado num terreno de 50 mil metros quadrados no município de Ribeirão, distante 90 quilômetros de Recife. O valor do investimento foi superior a R$ 11 milhões.

    Os trabalhos no projeto foram iniciados em outubro de 2019 com a importação de equipamentos e preparação do terreno. As obras começaram em fevereiro de 2020, pouco antes do início da pandemia, o que motivou a paralisação das atividades por alguns meses.

    Um dos diferenciais do empreendimento são os módulos fotovoltaicos bifaciais, que propiciarão maior eficiência na geração de energia e menor perda de capacidade ao longo do tempo, além de terem maior prazo de garantia pelo fornecedor. A tecnologia permite gerar energia tanto com a irradiação direta na parte superior das placas quanto com a irradiação indireta, através da superfície do solo, na parte inferior. Outra característica inovadora da usina são os trackers instalados, sistema que possibilitará o acompanhamento do sol pelas placas, trazendo o melhor aproveitamento possível na captação de energia.

    “Estamos utilizando o que há de mais moderno em solução para geração de energia solar, a exemplo das estruturas de fixação dos módulos com sistema de rastreamento solar e módulos bifaciais com potência de 430W, além de inversores de alta potência com string box integrado (protetor isolante para o caso de curto-circuito) e sistema de monitoramento via Wi-Fi”, afirma Fernando Chein, diretor de Negócios de Energia na OEC.

    De acordo com João Mattos, diretor da OnCorp, este projeto demonstra a movimentação do Grupo OnCorp em buscar soluções de geração energética em fontes renováveis, sendo o primeiro do tipo na empresa, alicerçando na região nordeste um investimento que busca abrir um novo nicho e, ao mesmo tempo, firmar presença numa região que tem muito a oferecer para a matriz energética nacional. “A parceria do Grupo OnCorp com a OEC e a Alubar nasceu de relações conjuntas que buscavam unir a expertise em execução de projetos da OEC/Alubar com a excelência do Grupo OnCorp em lançar projetos na área de geração de energia, sempre com conceitos de extrema eficiência, robustez e confiabilidade”, avalia.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    No dia 18 de março, a OEC firmou nova parceria com a Empresa Júnior de Engenharia da USP (Poli...

    20 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    Consórcio liderado pela construtora brasileira conquistou um novo projeto no Porto de Miami, com investimento de R$ 320 milhões...

    19 de Março de 2024