Idioma:

  • Um encontro para pensar e viver bem a família

    DATA: 26/05/2023

    Publicado por: Horiens

    Na última quarta-feira, dia 24/5, os integrantes da Horiens tiveram uma tarde dinâmica de troca de ideias sobre o significado e a importância da família para cada indivíduo e para a sociedade.

    O encontro foi promovido pelo Comitê de Diversidade e Inclusão da Horiens por ocasião do Dia da Família, instituído pela ONU em 1993 e celebrado no dia 15/5. A psicóloga Ana Paula Puga, da Actus Solutions, conduziu o encontro, compartilhando conceitos e reflexões relacionadas ao tema. “Nossa ideia foi propor uma dinâmica que levasse todos os participantes a desenvolverem uma visão mais ampla, centrada no respeito e no acolhimento aos diferentes tipos de família bem como na importância deste núcleo para aspectos individuais e coletivos”, explica Ana Paula, da Actus.

     

    Família não é título, é compromisso
    Este foi o tema que permeou o evento, trazendo ideias que vão além dos laços biológicos, e passam pelo cuidado, desenvolvimento, socialização, transmissão de valores, apoio emocional, suprimentos de necessidades básicas e suporte para o dia a dia.

    “Família tem a ver com pertencimento e relevância. É isso que faz a diferença na vida das pessoas.”, destacou Ana Paula. “É importante dizer, no entanto, que não existe família perfeita nem ideal. Alguns momentos de conflitos são naturais. Afinal, para além dos momentos alegres, família também é lidar com ajustes. Às vezes a gente quer sumir, mas normalmente é o primeiro lugar para onde a gente pensa em voltar”, completou.

    Para Caroline Duarte, do Comitê de Diversidade e Inclusão da Horiens, o workshop cumpriu o objetivo de trazer novos olhares para o tema. “A família tem influência em quem somos e em como nos relacionamos no dia a dia, no trabalho e na vida em sociedade. Dessa forma, sentar e conversar sobre isso é importante, ainda mais quando estamos dispostos a trocar ideias. E nosso grupo estava com muita sintonia”, pontuou.

     

    Guilherme Freitas, integrante da Horiens, participou desta tarde temática e ressaltou a importância de conseguir dedicar um tempo qualificado para refletir sobre o assunto. “Falar de família foi especialmente interessante e agregador. A dinâmica do workshop nos fez refletir muito sobre o nosso conceito de família e também sobre a visão de nossos colegas de trabalho, em uma interação emocionante e edificante”, concluiu.

    O encontro proporcionou ainda a reflexão sobre como o ambiente familiar e o corporativo se relacionam e de que forma atitudes respeitosas como a abertura ao diálogo, à inclusão e à pluralidade colaboram para a qualidade do ambiente de trabalho.

     

    Confira 7 atitudes que fazem a diferença positiva para a família:

    1. Comunicação aberta
    2. Empatia
    3. Respeito
    4. Colaboração
    5. Apoio mútuo
    6. Tempo de qualidade
    7. Flexibilidade e tolerância

     

    Um momento de inspiração para fechar

    “Você verá que seu lar está dentro de você”. Com esta frase, Ana Paula finalizou o encontro ao trazer o vídeo da música 93 Million Miles, de Jason Mraz, (clique aqui e assista) que nos convida a refletir sobre o tema família.

     

     

     

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Cada vez mais estudos mostram a importância da saúde bucal para a qualidade de vida e como fator de...

    11 de Março de 2024
    +
    0

    A semana em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres foi comemorada de forma especial no setor de...

    11 de Março de 2024
    +
    0

    A data de 8 de março é celebrada mundialmente como o Dia Internacional das Mulheres, um marco de uma...

    07 de Março de 2024
    +
    0

    Horizonte de coisas boas | Dia Internacional das Mulheres – 8/3 As últimas décadas foram marcadas por importantes conquistas...

    07 de Março de 2024