Idioma:

  • Tenenge inicia construção de Terminal de Gás em Santa Catarina

    DATA: 17/11/2021

    Publicado por: OEC

    A Tenenge, braço de engenharia industrial da OEC, iniciou a construção de um terminal de gás para a New Fortress Energy (NFE) na Baía de Babitonga, em Santa Catarina. O empreendimento, batizado de Terminal Gás Sul (TGS), compreende um Terminal Oceânico e mais de 32 quilômetros de gasoduto on e offshore que serão concluídos até junho de 2022, a partir de um investimento de R$ 383 milhões. O contrato abrange engenharia de detalhe, fornecimento de equipamentos, bens, materiais, construção civil, montagem eletromecânica, comissionamento e partida da planta.

    O novo empreendimento vai fornecer 15 milhões de metros cúbicos de Gás Natural Liquefeito (GNL) por dia, sendo que a princípio 7 milhões ficarão em Santa Catarina, representando um aumento de 3,6 vezes no total disponível no Estado. O término de parte dos contratos de fornecimento de gás natural oriundo da Bolívia, em 2019, trouxe desafios para a segurança energética da região Sul, o que consolida a importância do terminal projetado pela NFE.

    O TGS estará localizado a 300 metros da costa. Inclui infraestrutura para receber, armazenar, regaseificar e distribuir o gás natural, que chegará pelo mar através de navios metaneiros e será transferido pelo sistema ship to ship para uma FSRU (unidade flutuante de armazenamento e regaseificação), que tem capacidade de armazenar 160 mil metros cúbicos de GNL. Após a regaseificação, o gás natural segue por cerca de 2 quilômetros num gasoduto sob o leito da baía, até aflorar no mesmo ponto de entrada do oleoduto OSPAR, em Itapoá, garantindo a mínima ocupação do espaço aquático e mínima interferência na natureza marinha. Em terra, o gás natural será transportado por um duto de 31 quilômetros até o ponto de conexão com o Gasbol, na cidade de Garuva.

    As obras devem gerar entre 500 e 800 vagas de trabalho formal, somando empregos diretos e indiretos, com prioridade para recrutamento de mão de obra local. “O novo gasoduto irá garantir o abastecimento local e propiciará o desenvolvimento da região, apoiando o avanço da indústria no Estado e ampliando a oferta de gás nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Estamos animados em executar este importante projeto e visualizando outras oportunidades para incremento de nosso portfólio”, afirma Marcelo Hofke, diretor-geral da Tenenge.

    A economia catarinense vai se beneficiar do aumento na disponibilidade do GNL. Hoje, Santa Catarina consome 2,5 milhões de metros cúbicos por dia fornecidos pelo gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol), mas conta com contrato para fornecimento de apenas 2,1 milhões, arcando hoje com uma taxa adicional para cobrir a demanda excedente.

    Sobre a New Fortress Energy
    A NFE é uma empresa de infraestrutura de energia fundada para ajudar a acelerar a transição global para a energia limpa. O seu objetivo é migrar das operações de baixo carbono, com gás natural, para zero carbono, a partir de hidrogênio verde, gerado a partir de fontes renováveis de energia, como eólica e solar. Além dos ativos no Brasil, possui seis projetos de GNL ou geração de energia na América Latina e Caribe, dois nos EUA e um na Europa. A empresa foi fundada em 2014 e, em 2019, abriu capital com um IPO na Nasdaq.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Livro em formato digital apresenta coletânea de artigos desenvolvidos no programa OEC IN sobre as tecnologias, desafios e oportunidades...

    15 de Abril de 2024
    +
    0
    OEC

    A OEC – Engenharia e Construção foi eleita uma das empresas de engenharia mais inovadoras de 2024 na 5ª...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024