Idioma:

  • Setor de seguros: tecnologia ajudando a mitigar riscos em tempo real

    DATA: 17/04/2023

    Publicado por: Horiens

     

    André Rosa, responsável por Sinistros na Horiens Risk Advisors

    Estamos na era da informação e podemos afirmar sem medo que trazer a inteligência de dados para o dia a dia das empresas é fundamental para gerenciar continuamente os riscos de um negócio ou projeto, não é mesmo?

    No setor de seguros, esse é um caminho sem volta, já que, inclusive, é cada vez mais clara a importância de que o setor exerça uma postura proativa com os segurados, apoiando a mitigação de suas exposições. Identificar riscos e proteger negócios por meio de produtos de seguros é imprescindível, mas só isso não basta, ser proativo envolve prever e prevenir.

    A ‘nova’ Lei de Licitações nº 14.133/2021, que acaba de ter seu início postergado para março de 2024 por MP editada pelo Presidente da República, traz à tona a necessidade de que o setor se organize melhor nesse sentido, pois requer adaptação a novos critérios e exigências.

    Esta lei é um instrumento essencial para melhorar a qualidade, a transparência e a garantia de execução de projetos de obras de todas as naturezas.

    Entre as mudanças definidas estão a ampliação dos limites seguráveis em contratos de seguro garantia voltados a obras públicas e a possibilidade de que as seguradoras tenham que exercer o chamado step-in, ou seja, responsabilizar-se pela retomada de uma obra caso haja inadimplemento do responsável pelo projeto.

    Aqui fica claro o quanto é importante ter em mãos ferramentas que colaborem para uma gestão de riscos mais ativa, antevendo situações que possam trazer grandes impactos.

    Na Horiens, trabalhamos de forma muito próxima do mercado segurador e de nossos clientes, grandes empresas dos mais variados setores, buscando sempre um olhar personalizado, seja viabilizando soluções de seguros sob medida, seja acompanhando os riscos do início ao fim de um projeto.

    Pensando nisso, com o apoio do nosso laboratório de dados, o Horiens Risk Labs, desenvolvemos o Painel de Monitoramento de Riscos, uma ferramenta online, que conta com modelos probabilísticos de precisão criados a partir de ciência de dados, para que as empresas consigam monitorar seus riscos com maior previsibilidade e segurança, ajustando a tomada de decisões com base na evolução dos contextos em que estão inseridas.

    No caso das seguradoras, com o cenário iminente da nova Lei de Licitações, o Painel de Monitoramento de Riscos é extremamente útil para acompanhar os riscos de um contrato, desde a sua elaboração até a efetiva entrega da obra ou serviço.

    Se identificar e quantificar bem os riscos é um fator essencial para adotar estratégias de proteção eficientes para seu negócio, ter um mapeamento de riscos online, com base em modelos probabilísticos de precisão criados a partir de ciência de dados, pode ser decisivo para mudar o curso de uma determinada situação e evitar importantes impactos e perdas. Esse é o futuro que já estamos construindo.

    Vamos conversar sobre este tema?

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Cada vez mais estudos mostram a importância da saúde bucal para a qualidade de vida e como fator de...

    11 de Março de 2024
    +
    0

    A semana em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres foi comemorada de forma especial no setor de...

    11 de Março de 2024
    +
    0

    A data de 8 de março é celebrada mundialmente como o Dia Internacional das Mulheres, um marco de uma...

    07 de Março de 2024
    +
    0

    Horizonte de coisas boas | Dia Internacional das Mulheres – 8/3 As últimas décadas foram marcadas por importantes conquistas...

    07 de Março de 2024