Idioma:

  • Saúde: prevenção é um dos principais pilares da qualidade de vida

    DATA: 28/04/2023

    Publicado por: Horiens

    Dando continuidade à campanha “Saúde. Eu compartilho!”, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a Horiens promoveu, em 10 de abril, uma live sobre qualidade de vida com Denise Cavalcante, médica do trabalho e coordenadora de Saúde Ocupacional na Novonor, e com a enfermeira convidada Thais Marquezoni.

    De acordo com Denise, apesar do tema da qualidade de vida ser bastante falado, existem muitos modismos nas redes. Por isso o objetivo, segundo ela, foi levar informações para os integrantes com uma abordagem mais técnica. “As pessoas podem achar que não precisam participar de eventos como este porque acreditam que já existe muita informação disponível na internet. O que nos motiva a abordar esse assunto hoje é trazer conhecimentos técnicos de maneira que as pessoas entendam”, disse Denise na abertura da live.

    Na sequência, Thais Marquezoni apresentou o conceito de qualidade de vida de acordo com a Organização Mundial de Saúde e destacou os principais fatores associados: o Ser, que envolve aspectos físicos, psicológicos e espirituais; o Pertencer, associado a questões sociais e de convivência; e o Tornar-se, que abrange ações voltadas para o progresso pessoal. “Aqui a gente está olhando para a qualidade de vida como um todo e não só como um corpo saudável e uma mente funcionante. A partir do momento em que eu avalio minha qualidade de vida e vejo que tem algo a ser melhorado, é preciso fazer uma mudança comportamental”, comentou.

    De acordo com a enfermeira, os cinco parâmetros que caracterizam os diferentes estilos de vida são os hábitos alimentares, a prática de atividades físicas, o controle do estresse, os relacionamentos e o comportamento preventivo. Para Thais, muitas pessoas acabam esquecendo a prevenção quando focam demais na busca por uma vida saudável. “As pessoas que se alimentam bem e praticam atividades físicas regulares também são as que esquecem o protetor solar quando expostas ao sol, ou mesmo que deixam de usar o cinto de segurança”, ressaltou.

    “Ter uma postura correta no ambiente de trabalho, como usar os Equipamentos de Proteção Individual quando necessário, é uma maneira de prevenção. O uso de preservativos, não dirigir alcoolizado, evitar o uso de tabaco, realizar check-up anual com consultas e exames de rotina, tudo isso está incluso nos comportamentos preventivos”, completou Thais.

    Não conseguiu participar da live? Assista ao evento na íntegra no canal da Horiens no Youtube ou clique aqui.

    E lembre-se: Todos os hábitos que melhoram a qualidade de vida podem e devem ser compartilhados. Já reparou que quando você se cuida, acaba inspirando outras pessoas a fazerem o mesmo?

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

    Na sexta-feira, 22/3, o time de mulheres da Horiens se reuniu para o evento interno ‘Histórias na Mesa’, proposto...

    01 de Abril de 2024