Idioma:

  • Reflexões sobre o retorno ao escritório

    DATA: 04/10/2021

    Publicado por: Horiens

    Alegria e entusiasmo ou desconforto e perda? O retorno ao escritório desperta nas pessoas diferentes sensações e é essencial falarmos sobre elas.

    Dra. Elaine Gomes

    Foi pensando nisso que a equipe de Pessoas da Horiens decidiu promover uma palestra para todos os integrantes a Dra. Elaine Gomes, psicóloga e pesquisadora com pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP, doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP e mestrado em Bioética pela FOUSP.

    “Todos nós sabemos que a readaptação a uma rotina, que na verdade não será mais exatamente a mesma, não é algo trivial”, explica Fernanda Antonelli, responsável por Pessoas, Comunicação e Marketing na Horiens. “Por isso, nosso planejamento de retorno é bastante flexível. Penso que ele tem a função de encorajar, com todos os cuidados e responsabilidade, a travessia de um novo momento”, completa Fernanda.

     

     

    Fadiga pandêmica: o momento atual
    Durante a palestra, Dra. Elaine destacou o momento que vivemos hoje. Desde o início de 2020, quando a pandemia de covid-19 teve início, a inconstância de cenários e desafios trazidos pela covid-19 fez com que a saúde emocional das pessoas vivenciasse uma verdadeira montanha russa. “Atualmente, temos dito que estamos na fadiga pandêmica, definição divulgada pela ONU para um sentimento comum de cansaço com a falta de perspectivas”.

    A busca da rotina e os recomeços
    O papel da rotina para a qualidade de vida foi um dos assuntos abordados na palestra. “A rotina nos organiza e, por isso, ela é fundamental. A pandemia trouxe um rompimento, uma desorganização, gerando uma atmosfera de insegurança e ansiedade”, destaca Dra. Elaine.

    Ainda de acordo com a Dra. Elaine, é natural ter dúvidas e insegurança, mas é preciso dar passos cuidadosos, fazer o que é necessário. “O retorno ao trabalho, mesmo com a aplicação de protocolos, é um exemplo de situação que exige muito de todos os lados, tanto dos funcionários quanto da empresa e até dos familiares. Após algum tempo, as pessoas terão encontrado um caminho mais confortável de lidar com isso”.

    Quando o assunto é o medo, ela deixa um alerta: “É normal ter medo de uma situação anormal como a que estamos enfrentando com a pandemia. Mas se o medo está presente o tempo todo, procure ajuda, converse sobre isso. O pensamento recorrente sobre a morte, por exemplo, é um sinal de alerta”.

     

    Aproveite e confira também:

    Campanha Setembro Amarelo

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

    Na sexta-feira, 22/3, o time de mulheres da Horiens se reuniu para o evento interno ‘Histórias na Mesa’, proposto...

    01 de Abril de 2024