Idioma:

  • Que tal imaginar o futuro para mudar o presente?

    DATA: 04/11/2022

    Publicado por: Horiens

    Artigo de Fernanda Antonelli, diretora de Pessoas, Comunicação e MKT na Horiens

     

    Recentemente promovemos na empresa em que trabalho um workshop que trouxe como tema central a necessidade de assumirmos o protagonismo de nossas próprias carreiras e de sermos verdadeiros arquitetos de nossas vidas.

    No entorno deste tema, conversamos sobre competências essenciais para lidar com estes novos tempos que vivemos, que trazem desafios cada vez mais complexos e urgentes para solucionarmos enquanto sociedade. Duas dessas competências, em especial, me geraram grande reflexão.

    Alfabetização para futuros
    Você já ouviu falar em futures literacy ou alfabetização para futuros?

    O conceito é considerado pela UNESCO uma das principais habilidades a serem buscadas pelas pessoas no século 21. Na prática, a alfabetização para futuros é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada para nos ensinar a refletir sobre tendências, mapear cenários e definir ações.

    Essa metodologia nos ajuda a entender que não é somente o presente que constrói o futuro. Imaginar cenários futuros também impacta o presente, colaborando para a superação de desafios e, principalmente, para agirmos de forma mais consciente hoje. Em outras palavras, imaginar o futuro traz mais clareza para repensar o presente e trabalhar em cima de crenças que possam impedir que o amanhã seja diferente.

    É preciso, no entanto, não cair na armadilha de imaginar apenas o futuro que desejamos, isso pode significar na prática uma visão enviesada ou até mesmo limitada do futuro. É fundamental ter mente que os cenários são plurais, não há um cenário único, a incerteza deve ser um recurso e não um elemento reducionista.

    Para avançarmos em ações que nos façam caminhar para um futuro mais diverso e inclusivo, precisamos buscar novas formas de pensar e agir, e a metodologia de alfabetização para os futuros é uma ferramenta valiosa para isso.

    Mentalidade de crescimento
    Outra forma importante de evoluirmos na direção deste futuro melhor, e que por sinal se conecta muitíssimo bem com a alfabetização para futuros, é desenvolvermos uma mentalidade de crescimento.

    O Growth Mindset é um conceito defendido por Carol Dweck, pesquisadora de Stanford e autora do livro “Mindset: a nova psicologia de sucesso”. Diferentemente das pessoas com mentalidade fixa, que tendem a limitar desafios e experiências novas, aqueles que desenvolvem a mentalidade de crescimento estão mais abertos a experiências e aprendizados, o que naturalmente implica em ter adaptabilidade e flexibilidade para se moldar e encontrar novas soluções na jornada de desafios.

    Pensar no futuro e estar aberto ao novo são características cada vez mais valorizadas nos últimos anos, acho que todos nós sabemos disso, mas em um mundo que tem se transformado muito rapidamente e especialmente pós-pandemia, fica evidente a importância de todos nós estarmos atentos a trazer essas habilidades para o nosso dia a dia. Acredito que assim construiremos novos caminhos que nos levarão a novos lugares!

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

    Na sexta-feira, 22/3, o time de mulheres da Horiens se reuniu para o evento interno ‘Histórias na Mesa’, proposto...

    01 de Abril de 2024