Idioma:

  • OEC recebe alunos da Zigurat para trocar experiências sobre uso do BIM

    DATA: 06/02/2024

    Publicado por: OEC

    No último dia 2 de fevereiro, a OEC recebeu os alunos do Master da Zigurat Institute of Technology, entidade sediada em Barcelona, durante o Student Week 2024, uma ação de fomento à capacitação em BIM fruto de parceria entre a instituição de ensino e a construtora.

    O Diretor de Engenharia e Inovação, Marcelo Piller, recebeu os convidados e, em sua mensagem de abertura, destacou que a Inovação desde sempre foi uma prática natural da empresa. Ele ressaltou a importância da utilização de novas metodologias disponíveis para que seja possível realizar melhorias em processos que impactem em custos e prazos, ação que se traduz em maior competitividade.

    Piller comentou sobre a utilização das tecnologias relacionadas ao BIM pela OEC há mais de 20 anos, a exemplo de laser scanning, captura de realidade, modelos paramétricos, drones, entre outros. Por fim, propôs uma reflexão sobre o momento de transformação pelo qual estamos passando, onde a adoção do BIM é uma prática irreversível.

    Na oportunidade, a área de Inovação da OEC realizou uma apresentação institucional sobre a evolução do BIM na empresa, que, em 2022, deu inicio a um núcleo específico sobre o tema, responsável pela governança corporativa e gestão do conhecimento técnico sobre a metodologia. Foi apresentada a estrutura dessa governança, como ela é gerida, de que forma apoia os contratos, além de abordar ações de fomento ao aculturamento e disseminação do BIM através de webinars, podcast, newsletters, além de trazer o portfólio de programas de capacitação oferecidos aos integrantes da OEC em parceria com os principais institutos de ensino do mercado.

    No encontro foi apresentada a metodologia de avaliação de maturidade BIM dos contratos da OEC, uma ferramenta de “assessment” desenvolvida com o intuito de mapear o uso do BIM nos diferentes contextos em que é empregado. O principal objetivo é apoiar os contratos oferecendo assessoria para a adoção do BIM de acordo com cada necessidade específica.

    Por fim, foi apresentado o case do Trecho 5 do Canal do Sertão Alagoano, desenvolvido pelo consórcio formado entre a OEC / TPF Engenharia. O trabalho foi selecionado para evento Autodesk University 2023 e recebeu o prêmio InovaInfra 2023 da revista Revista O Empreiteiro pela utilização do BIM no projeto. A apresentação foi realizada por Omar Barreto, Gerente de Engenharia da OEC, que trouxe dados técnicos deste empreendimento que atenderá a 1,5 milhão de pessoas quando concluído. Omar destacou as rotinas de produção de informação técnica do projeto, orçamento e construção, destacou as melhorias nos fluxos de projeto e (re)planejamento. Também comentou sobre a capacidade de realização de revisões em tempo de se tomar as melhores decisões em prazos coerentes, bem como fluidez na produtividade.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    No dia 18 de março, a OEC firmou nova parceria com a Empresa Júnior de Engenharia da USP (Poli...

    20 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    Consórcio liderado pela construtora brasileira conquistou um novo projeto no Porto de Miami, com investimento de R$ 320 milhões...

    19 de Março de 2024