Idioma:

  • Ocyan inaugura parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ com pitch final do Programa Intralab

    DATA: 08/05/2023

    Publicado por: Ocyan

    A Ocyan, empresa prestadora de serviços para o mercado de óleo & gás, encerrou o primeiro ciclo do seu programa de Intraempreendedorismo, o Intralab, com o pitch final de quatro equipes internas que desenvolveram soluções voltadas para o aumento da segurança, melhor gestão do conhecimento e materiais utilizados pela companhia, além de uma fiscalização mais intensiva sobre a ação climática de fornecedores. O evento foi realizado na Inovateca, no Parque Tecnológico da UFRJ.

    O programa foi criado no ano passado com o objetivo de estimular a inovação dentro da própria empresa e apoiar no desenvolvimento dos integrantes em se tornarem empreendedores. “O foco do Intralab é incubar projetos inovadores de intraempreendedores, desenvolver uma cultura de inovação de times internos e disseminar ferramentas e métodos de trabalho em toda a Ocyan”, explicou Patrícia Grabowsky, gerente executiva de Inovação & Transformação Digital da Ocyan, durante o evento.

    O principal estímulo aos colaboradores será a implantação das iniciativas, se tornando parte da rotina de trabalho da companhia, ampliando a visibilidade dos autores. Os colaboradores envolvidos nos times receberão também um incentivo financeiro. Após o evento, todos os quatro times tiveram os seus projetos aprovados, sendo um deles já direcionado para implantação efetiva nos ativos de perfuração da companhia. O resultado reforça a inovação como impulsionadora de processos dentro da Ocyan que se conectam a operações mais seguras, inteligentes e eficientes.

    “O Intralab abriu as portas para as ideias de todos os integrantes da Ocyan, a troca entre times plurais e o desenvolvimento de projetos em parceria com a capacitação dos times. Por isso o meu recado para vocês é: se inspirem!”, afirmou a executiva.

    O evento também marcou uma importante parceria recém firmada entre a Ocyan e o Parque Tecnológico da UFRJ. A Ocyan agora faz parte do grupo de empresas mantenedoras do Parque. Como parte da parceria, a Ocyan expande o relacionamento com o ecossistema de inovação do Rio de Janeiro, se conectando com startups, hubs e laboratórios da Universidade, além da utilização dos espaços e prospecções tecnológicas.

    Projetos Intralab

    A jornada do Intralab teve início no ano passado, quando os colaboradores foram estimulados a postar ideias em um sistema interno. De dez sugestões iniciais, quatro foram selecionadas para dar início a estudos e obter informações sobre como resolver problemas ou aperfeiçoar procedimentos da Ocyan.

    A primeira equipe elaborou um HUB de acesso a dados relacionados à história da empresa, lives realizadas por gestores e pela alta liderança, informações técnicas sobre as sondas e os FPSOs da Companhia, entre outras informações. Em um teste piloto com 60 funcionários, o HUB obteve 89% de satisfação.

    O segundo grupo propôs uma ação para monitoramento de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) por fornecedores da Ocyan, em linha com o compromisso da empresa de reduzir em 15% as emissões dessas empresas até 2035. Em uma amostra de 30 fornecedores, a equipe identificou oportunidade de avançar no mapeamento de emissões: quatro em cada cinco participantes demonstraram interesse no programa.

    A solução proposta pela terceira equipe representa a digitalização dos relatórios de inspeção sobre queda de objetos (drops), ampliando a velocidade de coleta e tratamento dos dados. O baixíssimo custo de instalação e a possibilidade mais efetiva de rastreamento e alerta sobre eventuais problemas foram considerados os pontos mais fortes do projeto.

    O quarto grupo de colaboradores estudou como melhorar o gerenciamento de cilindros de gás usados pela Ocyan em embarcações próprias ou de terceiros, propondo um sistema de QR Code a tinta nos materiais. Isso permitiria um rastreamento mais efetivo e reduziria drasticamente eventuais trocas de cilindros pelos de outra companhia em estações offshore.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024