Idioma:

  • Ocyan avança em tecnologia com o uso do MPD

    DATA: 24/06/2020

    Publicado por: Ocyan

    A Ocyan já perfurou 26 poços em águas profundas na costa brasileira, nos últimos cinco anos, com o uso da tecnologia com pressão controlada (MPD ou Managed Presure Drilling), que garante maior segurança operacional no desenvolvimento de projetos complexos. Hoje, novas concorrências para contratação de empresas especializadas em serviços e perfuração estão inserindo essa técnica como parâmetro para a escolha das prestadoras de serviços. A evolução da Ocyan no uso do MPD mostra que o investimento da empresa em tecnologia e inovação, nos últimos anos, tem contribuído para torná-la um dos principais players no Brasil dentro do seu mercado de atuação.

    “Quando começamos a usar o MPD de forma mais ostensiva, a metodologia passou a ser um diferencial. A Ocyan saiu na frente aqui no Brasil nesse processo, o que demonstra pioneirismo das ações da empresa em oferecer ao cliente uma solução diferenciada para suas necessidades. Agora, estamos buscando um avanço na curva de aprendizado para reforçar nossas práticas com o uso desta tecnologia”, comenta Lourenço Morucci, direto de Engenharia da Unidade de Perfuração da Ocyan.

    Na Ocyan, a técnica é utilizada e está disponível nas sondas, a ODN I, ODN II e Norbe VI, para uso em diferentes estágios na construção e operação dos poços e sempre em alinhamento com os parâmetros demandados pelo cliente. “Executamos serviços integrados que garantem segurança e performance, o que resulta em economia de tempo e recursos na construção dos poços e aumento significante da satisfação do cliente”, explica o executivo.

    A metodologia é sempre adequada aos requerimentos solicitados nas concorrências do mercado. Mas, o fato de a metodologia usada pela Ocyan estar se tornando parâmetro para a modelagem de novos processos concorrenciais, reforça o pioneirismo e protagonismo da empresa. “É importante este reconhecimento por parte do cliente. A partir das exigências de novos processos concorrenciais que chegam ao mercado, e que incluem o MPD e outros serviços adicionais, estamos observando também que a responsabilidade das empresas de perfuração está se tornando mais complexa e extensa”, pondera Heitor.

    O que é o MPD

    A técnica utiliza equipamentos adicionais durante o processo de perfuração, objetivando um melhor controle de pressão comparado com o método convencional. “O controle da pressão do fluido de perfuração na operação reforça a segurança, já que detecta mais rapidamente eventuais problemas de controle do poço, diminui o tempo de execução de poços complexos, além de reduzir riscos operacionais e ambientais. Todos esses fatores conjugados geram aumento de eficiência e redução de custo para o cliente”, destaca Leandro Brandão, gerente comercial e um dos responsáveis pela implementação do sistema na Ocyan.

    A implementação da tecnologia no país em ambiente offshore por parte da Ocyan teve como objetivo fornecer uma solução ao cliente diante de limitações ao avanço da perfuração, impostas pelas características geológicas da costa brasileira. A Ocyan foi a primeira drilling contractor do mundo a utilizar a técnica FMCD (Float Mud Cap Drilling) em águas profundas, uma das possíveis maneiras de uso do MPD, o que reforça o DNA inovadorda companhia.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024