Idioma:

  • Ocyan amplia diversidade com mulheres no comando

    DATA: 27/03/2023

    Publicado por: Ocyan

    De 2019 a 2022, a participação feminina em cargos de liderança na empresa, que atua no setor de óleo e gás, subiu de 19% para 32%

     

    A Ocyan aumentou a diversidade no setor de óleo e gás e hoje as mulheres ocupam praticamente um terço dos cargos de liderança da empresa, com presença tanto em terra (onshore) como embarcadas nas plataformas, sondas e navios de produção (offshore).

    O programa de Diversidade e Inclusão da Ocyan contribuiu para o combate à desigualdade de gênero com ações concretas: entre 2019 e 2022, a participação de mulheres em postos de comando da companhia subiu de 19% para 32%. Como signatária desde o ano passado do Movimento Elas Lideram 2030 da ONU, a Ocyan tem o compromisso de elevar esse índice a 50% até o fim da década. Esse compromisso se soma ao de sua agenda ESG que pactuou há pouco mais de um ano. No fim de fevereiro, a companhia deu mais um passo nessa direção associando-se ao MEO – Instituto Mulheres em Operação, que integra e apoia associados(as) a inspirar e preparar as mulheres de áreas de operações a assumirem posições de liderança.

     

    Uma mulher puxa a outra

    Entre as mulheres com postos de liderança estão a engenheira Cristina Pinho, a primeira negra a ocupar um assento em Conselho de Administração de uma empresa do setor de óleo e gás no Brasil; a gerente geral da sonda Norbe VI, Clarisse Rodrigues, que lidera a embarcação desde a construção do ativo no estaleiro Daewoo, na Coreia do Sul; e a engenheira Ana Paula Santana, assistente de gerente de plataforma da sonda de perfuração ODN II e que hoje estimula a atração de mais mulheres ao liderar o Grupo de Afinidade Equidade de Gênero da Ocyan.

    “Para evitar que os avanços sejam interrompidos, a Ocyan participa de um programa de mentoria no IBP, no qual profissionais mais experientes orientam as mais novas sobre como evoluir na carreira, incluindo os postos offshore e criou o Elas Ocyan, uma iniciativa interna em prol do empoderamento feminino. Para que esse seja um movimento coletivo em todo o setor de O&G, a empresa lançou em 2021 a campanha “O Mar também é delas”, uma iniciativa da companhia que já conta com a adesão de mais de 20 empresas e entidades. A campanha busca promover e garantir equidade de gênero, igualdade de oportunidades e o bem-estar de mulheres que trabalham ou desejam expandir suas carreiras nos segmentos offshore”, comemora Ana Paula Santana.

    Uma pesquisa realizada antes da campanha O Mar Também é Delas com mulheres que trabalham embarcadas em diversas empresas do setor buscou entender as potencialidades e barreiras para ampliação da presença feminina em alto-mar. Dessas profissionais consultadas, 50% responderam que se sentem muito competentes por desempenhar uma função técnica e lidar com desafios que as estimulam diariamente. Para 47% das profissionais, os salários são considerados “muito bons”, mas elas ainda demandam que as empresas melhorem os ambientes e até a infraestrutura das embarcações para facilitar o acolhimento das profissionais.

    A Ocyan já promoveu também um programa de capacitação exclusivo em parceria com o SENAI do Rio de Janeiro voltado para mulheres. A iniciativa buscou desenvolver habilidades como aprendiz de soldadoras, auxiliar de logística/auxiliar de plataforma, além ainda de um minicurso de empreendedorismo feminino, aberto também a mulheres em situação de vulnerabilidade.

     

    Sobre a Ocyan

    A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás, que conta com uma frota de cinco unidades de perfuração e dois FPSOs (floating, production, storage and offloading). A companhia desenvolve também projetos SURF, descomissionamento, fabricação e instalação de equipamentos submarinos, e presta serviços de manutenção offshore. Mais informações: www.ocyan-sa.com. 

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024