Idioma:

  • Ocyan adota avaliação de risco comportamental pioneira no sistema de conformidade

    DATA: 27/08/2019

    Publicado por: Ocyan

    A Ocyan iniciou uma capacitação pioneira de seus ‘Agentes de Ética’, influenciadores internos voluntários que dão suporte ao trabalho de compliance na empresa, para estudar e avaliar o comportamento humano de forma preditiva. A iniciativa é um avanço do Sistema de Conformidade da companhia, cuja parceria com o Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC), tem como objetivo capacitar esses agentes para uma avaliação de risco comportamental dos integrantes.

    “O projeto é uma antecipação aos riscos, uma forma de prevenção e visa o estudo do comportamento humano. O primeiro módulo do curso está em fase final e, até dezembro deste ano, todos os agentes estarão treinados”, explica Gilberto Couto, Chief Compliance Officer (CCO) da Ocyan.

    O curso do IPRC engloba três módulos que buscam um aprofundamento sobre o comportamento do fraudador e um melhor entendimento sobre discriminação com relação à diversidade, além do corporativismo e os pilares de um programa de compliance com foco em pessoas. “Até o final desta primeira edição, teremos 30 agentes de ética prontos para apoiar a empresa na detecção de comportamentos sensíveis. Entendemos que o fator humano é a origem de toda e qualquer ameaça à integridade organizacional”, explica Couto.

    O IPRC já atuou com a Ocyan em outros programas de capacitação interna e para este ano, o Instituto pretende multiplicar as novas ideias dentro da empresa. “Queremos que os agentes de ética da Ocyan compreendam melhor o risco comportamental para identificar e instrumentalizá-los a fim de que sejam agentes de reforço da cultura de conformidade dentro da empresa”, pontua Renato Santos, sócio fundador do IPRC.

    A metodologia de treinamento dos Agentes de Ética inclui 20 horas de cursos à distância e 8 horas presencial, por módulo, totalizando 45 dias de aulas.  Ao final do primeiro módulo, os agentes têm como desafio criar um projeto para a área de Conformidade da Ocyan. Ao completar o segundo e terceiro módulos, o agente deverá colocar este projeto em prática.

    “Quando terminar esse primeiro ciclo, pretendemos ampliar a formação do grupo no próximo ano para aprimorar cada vez mais o nosso ambiente da conformidade.  Capacitar nossos Agentes de Ética em identificar, interpretar e classificar os diversos fatores que resultam em desvios de conduta comportamental é mais um passo que damos na consolidação da Ocyan como uma empresa ética, íntegra e com valores morais sólidos”, finaliza Gilberto.

     

    Conformidade na Ocyan

    Em 2016, o pontapé inicial se deu com a criação da Política de Conformidade e com a ampliação do número de integrantes da área. Em 2017, a empresa reformulou o canal Linha de Ética, que completou dois anos em abril, e já recebeu 275 denúncias. Elas relatam atitudes que não condizem com normas internas de conduta e leis vigentes. Nesse período, 43 medidas disciplinares foram aplicadas, entre elas, desligamentos, advertências verbal e escrita, suspensões, feedbacks e bloqueios de fornecedores no cadastro da companhia.

    No início de 2018, a Ocyan criou o programa Agentes de Ética, quando nomeou integrantes para atuarem como embaixadores da conformidade junto à empresa. As medidas de aprimoramento de conformidade contribuíram para que, em julho de 2018, a Ocyan voltasse ao cadastro de fornecedores da Petrobras. Ainda em setembro do ano passado, a empresa assinou, junto com outras 13 empresas relevantes do setor de óleo e gás, o Pacto da Integridade da Indústria de Petróleo na busca por um mercado mais ético e transparente.

    No final do ano, a empresa lançou um treinamento específico para os fornecedores de médio, alto e crítico risco em formato e-learning, cujo objetivo é capacitá-los nos conceitos previstos na Lei Anticorrupção e no Código de Conduta da Ocyan para Terceiros, além de orientá-los em relação ao comportamento esperado no âmbito do relacionamento com a empresa.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024