Na série especial de notícias em celebração aos 80 anos do Grupo Novonor, destacamos o desempenho na construção de...
Obras do Terminal de Ananindeua ativam desvios de tráfego no km 07 da BR 316
DATA: 01/09/2020
A execução das obras de construção do Terminal de Integração de Ananindeua irá ajustar o tráfego na altura do quilômetro 07 da rodovia BR 316, garantindo a fluidez e segurança no trânsito durante a construção do complexo que envolve ainda túneis, exclusivos para os ônibus do BRT Metropolitano, e o viaduto que irá interligar as regiões Norte e Sul do município. Os desvios provisórios de tráfego serão ativados no próximo dia 04, a partir das 7h.
No sentido Belém-Marituba haverá um prolongamento do desvio ativado em uma primeira etapa, em janeiro deste ano. O trânsito foi direcionado para um desvio provisório construído para garantir o fluxo de veículos durante a construção dos dois túneis de acesso ao Terminal. Este terá um prolongamento por mais 200 metros. Assim, quem vier nesse sentido entrará no desvio, e retornará ao fluxo na rodovia ainda na frente do Instituto Evandro Chagas.
Enquanto isso, os veículos que vierem no sentido Marituba-Belém entrarão em um desvio provisório ao lado da Faculdade FAAM e retornarão à BR nas proximidades da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).
Em ambos os sentidos serão mantidas três faixas de tráfego. O prolongamento é uma estratégia para auxiliar condutores que se deslocarem pela via, permitindo mais fluidez no tráfego e minimizando pontos de lentidão, principalmente em horários de maior concentração de veículos. Toda a área está sinalizada e contará com o apoio de agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran/PA).
Terminal
O Terminal de Integração de Ananindeua receberá as linhas de ônibus alimentadoras e do BRT. O espaço terá três plataformas de ônibus (1 para linha exclusiva e 2 para linhas locais), dois túneis de acesso exclusivo dos ônibus do BRT ao terminal, uma Estação Cidadania – que oferecerá serviços como pagamento de contas, emissão de documentos e outros – bicicletário; estacionamento para motocicletas e carros; áreas com wi-fi, administração, escadas, rampas, elevadores, passarela, arborização, iluminação, central de resíduos, além da área de circulação de acesso aos pedestres e ciclistas.
Requalificação
As obras de requalificação da BR-316 ocorrem nos primeiros 10,8 quilômetros da via, do trecho entre o Entroncamento até a área próxima à entrada da Alça Viária. Além dos Terminais de Integração de Ananindeua e Marituba também serão instaladas, ao todo, 26 estações de passageiros (13 em cada sentido);13 novas passarelas; quatro túneis de acesso do BRT Metropolitano e o Centro de Controle Operacional (CCO), na avenida Augusto Montenegro.
A requalificação da BR-316 transformará a via em uma moderna avenida. Serão implantadas pistas com três faixas de rolamento com pavimento flexível nos dois sentidos, uma faixa em cada sentido exclusiva para o BRT, duas ciclovias, sendo uma em cada sentido, dois passeios para circulação de pedestres, faixa de piso tátil, rampas de acessibilidade e mobiliário urbano. A NovaBR é uma obra do Governo do Pará, realizada por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).
Nenhum Comentário