Idioma:

  • Obras do Terminal de Ananindeua ativam desvios de tráfego no km 07 da BR 316

    DATA: 01/09/2020

    Publicado por: OEC

    A execução das obras de construção do Terminal de Integração de Ananindeua irá ajustar o tráfego na altura do quilômetro 07 da rodovia BR 316, garantindo a fluidez e segurança no trânsito durante a construção do complexo que envolve ainda túneis, exclusivos para os ônibus do BRT Metropolitano, e o viaduto que irá interligar as regiões Norte e Sul do município. Os desvios provisórios de tráfego serão ativados no próximo dia 04, a partir das 7h.

    No sentido Belém-Marituba haverá um prolongamento do desvio ativado em uma primeira etapa, em janeiro deste ano. O trânsito foi direcionado para um desvio provisório construído para garantir o fluxo de veículos durante a construção dos dois túneis de acesso ao Terminal. Este terá um prolongamento por mais 200 metros.  Assim, quem vier nesse sentido entrará no desvio, e retornará ao fluxo na rodovia ainda na frente do Instituto Evandro Chagas.

    Enquanto isso, os veículos que vierem no sentido Marituba-Belém entrarão em um desvio provisório ao lado da Faculdade FAAM e retornarão à BR nas proximidades da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

    Em ambos os sentidos serão mantidas três faixas de tráfego. O prolongamento é uma estratégia para auxiliar condutores que se deslocarem pela via, permitindo mais fluidez no tráfego e minimizando pontos de lentidão, principalmente em horários de maior concentração de veículos. Toda a área está sinalizada e contará com o apoio de agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran/PA).

    Terminal

    O Terminal de Integração de Ananindeua receberá as linhas de ônibus alimentadoras e do BRT. O espaço terá três plataformas de ônibus (1 para linha exclusiva e 2 para linhas locais), dois túneis de acesso exclusivo dos ônibus do BRT ao terminal, uma Estação Cidadania – que oferecerá serviços como pagamento de contas, emissão de documentos e outros – bicicletário; estacionamento para motocicletas e carros; áreas com wi-fi, administração, escadas, rampas, elevadores, passarela, arborização, iluminação, central de resíduos, além da área de circulação de acesso aos pedestres e ciclistas.

    Requalificação

    As obras de requalificação da BR-316 ocorrem nos primeiros 10,8 quilômetros da via, do trecho entre o Entroncamento até a área próxima à entrada da Alça Viária. Além dos Terminais de Integração de Ananindeua e Marituba também serão instaladas, ao todo, 26 estações de passageiros (13 em cada sentido);13 novas passarelas; quatro túneis de acesso do BRT Metropolitano e o Centro de Controle Operacional (CCO), na avenida Augusto Montenegro.

    A requalificação da BR-316 transformará a via em uma moderna avenida. Serão implantadas pistas com três faixas de rolamento com pavimento flexível nos dois sentidos, uma faixa em cada sentido exclusiva para o BRT, duas ciclovias, sendo uma em cada sentido, dois passeios para circulação de pedestres, faixa de piso tátil, rampas de acessibilidade e mobiliário urbano. A NovaBR é uma obra do Governo do Pará, realizada por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Livro em formato digital apresenta coletânea de artigos desenvolvidos no programa OEC IN sobre as tecnologias, desafios e oportunidades...

    15 de Abril de 2024
    +
    0
    OEC

    A OEC – Engenharia e Construção foi eleita uma das empresas de engenharia mais inovadoras de 2024 na 5ª...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024