Idioma:

  • O Dia dos Pais em 2020

    DATA: 07/08/2020

    Publicado por: Horiens

    Quais são os desafios e aprendizados na relação pais e filhos que estamos vivenciando especialmente neste ano, diante de um cenário de incertezas e intensas mudanças?

    Conversamos com alguns de nossos integrantes na Horiens para trazer à tona um pouco da transformação que está acontecendo na vida e na casa de cada um de nós.

    Sabemos que os desafios são grandes, mas a capacidade de agir e evoluir do ser humano é imensa. Se os medos dobram de tamanho, a coragem também. Se educar já era um dos maiores e mais impactantes desafios, educar para os novos tempos envolve caminhos nunca antes percorridos, exigindo de cada família um olhar atento para novos paradigmas.

    É com este tom de superação que homenageamos todos aqueles que são pais e estão em nossas equipes, na Horiens e em todo o Grupo Odebrecht.

    Desejamos que este Dia dos Pais seja muito especial.

    Conheça um pouco do que pensam nossos colegas na Horiens sobre as delícias e desafios de ser pai neste momento da história.


    “Apesar de todas as dificuldades impostas pelo atual cenário, tenho participado mais da rotina dos meus filhos e isso é maravilhoso. Pequenas coisas que pude fazer nessa quarentena acabaram ajudando a estreitar nosso laço familiar, sem falar que é demais conseguir estar presente por mais tempo. Aprendemos muito juntos.”
    Carlos Eduardo Lichtenberger Jr

    “Apesar da dificuldade de conciliar o trabalho em home office com as tarefas de pai nos últimos meses, tenho aprendido bastante em como controlar meu tempo e ser produtivo. Ao mesmo tempo tenho tido a oportunidade única de estar mais presente e conhecer mais a fundo a minha filha Paola, seja a acompanhado em suas aulas online seja nas brincadeiras ou quando almoçamos juntos. Também tem sido indescritível acompanhar bem de perto a evolução da minha pequena Giovana: seu primeiro sorriso, a primeira vez que rolou, a primeira vez que se sentou sozinha. Essa troca de carinho ficará para sempre marcada em nossa relação.”
    Francisco Paladino

    “Estar fisicamente ao lado dos meus filhos nesse período de isolamento social é a grande oportunidade que não tenho deixado de aproveitar. Desde 2017, quando me mudei para São Paulo, meu dia a dia era em boa parte longe da família, que não pôde me acompanhar. A retomada da convivência familiar cotidiana tem sido especialmente gratificante. Fazemos hoje coisas que há muito tempo estavam fora da nossa rotina juntos e que me faziam muita falta. Respeito, admiração, paixão, diálogo e muito amor são exercitados dia a dia em casa.”
    Fabio Machado

    “Acho que essa foto resume muita coisa: estamos brincando de casinha (feita de lençol e almofadas) e tirando fotos engraçadas no celular. Essa foi uma das 1001 formas de brincar com essa pequena. O fato é que a necessidade de isolamento social tem fortalecido cada vez mais a minha família. Tenho aprendido a ser mais mãe e com isso a ser mais pai (entendedores entenderão), além de conquistar um espaço no dia a dia que jamais conseguiria em outra situação. Assim venho exercendo o meu papel, com altos e baixos, erros e acertos, conquistando a cada dia o meu grande amor, minha pequena Laura!”
    Fábio Noronha

    “No meu núcleo familiar, o isolamento social se converteu em afeto e empatia. As conversas sobre a vida com a Helena, de 19 anos, o apoio acadêmico para a Marina, que está com 10 anos, as brincadeiras com o Eduardo, com seus 5 anos, e a presença nos primeiros passos e primeiras palavras da Marcela, que tem 1 aninho, foram tesouros revelados para mim pelo cenário covid-19. Tenho certeza de que todos descobriram seu ‘lado meio cheio do copo’ no meio de tantas incertezas.”
    José Bernardo de Medeiros

    “Acredito que o principal benefício deste período seja a oportunidade de estarmos mais próximos dos filhos, participando de momentos do dia a dia familiar de forma intensa, ao mesmo tempo em que conduzimos nossas rotinas do trabalho. A partir desta troca de experiências, companheirismo, amor, amizade e respeito, surgem diversas oportunidades para evoluir como pessoa, profissional e como pai.”
    Kyllbert Wougran

    “Para mim, o isolamento e outras disrupções causadas pela pandemia reforçaram a ideia de que o material é efêmero e de que o verdadeiro significado da vida está naquilo que se constrói com o imaterial, como o amor da família, a amizade e o querer bem aos teus e aos outros. Hoje, estando mais próximo dos meus filhos e notando em detalhes o caráter e a sensibilidade de ambos, me sinto ainda mais feliz como pai, pois percebo que também dão maior importância a aspectos como família, amizade e solidariedade.”
    Marcio de Souza Santos

    “Se por um lado o isolamento social tirou a nossa liberdade e gerou muito temor sobre o futuro, por outro a possibilidade de estar em casa com minha família, bem na fase que meu filho começou a falar as primeiras palavras, foi simplesmente incrível! Certamente trabalhando no escritório iria perder esses momentos. Apesar de todos os desafios, a experiência e a oportunidade têm sido memoráveis.”
    Orlando Rios

    “As dificuldades do isolamento trouxeram alguns impactos positivos, dentre eles a proximidade entre pais e filhos, que foi elevada a uma condição que, na rotina que conhecíamos, seria impossível. Almoçar juntos e servir o café da manhã são pequenas atividades que significam muito para os pequenos e enriquecem demais a relação entre pais e filhos. Hoje tenho uma maior participação no dia a dia do meu filho e isso me traz uma sensação maior de ser pai.”
    Thiago Flumignan

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

    Na sexta-feira, 22/3, o time de mulheres da Horiens se reuniu para o evento interno ‘Histórias na Mesa’, proposto...

    01 de Abril de 2024