Idioma:

  • Norberto Odebrecht é eternizado na Associação Comercial da Bahia

    DATA: 09/05/2023

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht OEC Novonor

    Quadro, pintado pelo artista Henrique Passos, foi fixado na galeria da entidade ao lado de figuras notáveis como Rômulo Almeida, Luiz Tarquínio, Octávio Mangabeira, Clemente Mariani e Bernardo Martins Catharino

     

    O empresário Norberto Odebrecht (1920-2014) foi homenageado pela Associação Comercial da Bahia (ACB) durante cerimônia de entronização do seu retrato na Sala do Conselho Superior da entidade, ocorrida no dia 9 de maio com a presença de autoridades, associados, imprensa e familiares. Maurício Cruz Lopes, Rodrigo Vilar, Fábio Wanderley e Daniel Sampaio representaram as diretorias da Novonor, OEC, Fundação Norberto Odebrecht e OR no evento. Pelo Grupo também compareceram à cerimônia Luiz Gordilho, Fabrício Andrade, Marcelo Gentil, Liana Fontenelle, Cristiane Nascimento, Beatriz Lepikson, Fernanda Visco e Camila Giuliani.

    A iniciativa foi proposta pelo ex-presidente da ACB, João Sá, e pelo diretor Pedro Daltro. A cerimônia estava agendada para 9 de outubro de 2020, junto com a celebração do centenário de nascimento de Norberto, mas precisou ser cancelada devido à pandemia da COVID-19. De acordo com Mário Dantas, presidente da ACB, essa iniciativa é um reforço ao legado de Dr. Norberto, que foi apoiador da ACB e participou de projetos que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social da Bahia, como o Porto de Aratu, Friusa, Usiba, Centro Industrial de Aratu e o Polo Petroquímico de Camaçari. “Norberto Odebrecht está entre as grandes referências para a economia baiana. Amor ao trabalho, inovação e busca pela excelência estão entre os valores que o permitiram montar uma grande empresa e modelo de gestão que até hoje é exemplo a ser seguido. A sua contribuição é indiscutível e só posso agradecer por sua veia empresarial, que tornou a Odebrecht, hoje Novonor, uma das poucas empresas baianas internacionais”.

    História de pioneirismos

    Ao longo de sua história de 79 anos, o grupo criado em 1944 por Norberto Odebrecht foi responsável pela execução de mais de 2.900 obras de grande porte em mais de 30 países ao redor do mundo, a exemplo de usinas hidrelétricas, térmicas e nucleares, pontes, viadutos, túneis, linhas de metrô e trens urbanos, aeroportos, portos, ferrovias, refinarias, obras industriais e de mineração. Os negócios do grupo empregam atualmente mais de 26 mil trabalhadores de diferentes nacionalidades nas áreas de infraestrutura, petroquímica, óleo e gás, imobiliário, mobilidade e naval.

    Além disso, Norberto idealizou uma fundação social que há décadas fortalece jovens na zona rural de 11 municípios baianos. Em 2022, a campanha “Tributo ao Futuro”, coordenada pela Fundação Norberto Odebrecht (FNO) para captar doações para a educação de adolescentes da zona rural, arrecadou 6,2 milhões de reais. No total, foram mais de 1.700 doadores que contribuíram com cerca de 2 milhões para a causa. Também participaram 33 empresas, com um aporte de cerca de 4 milhões de reais. O Tributo ao Futuro arrecada recursos para financiar a formação de jovens nas Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia, escolas rurais parceiras da FNO que oferecem cursos técnicos integrados ao Ensino Médio a jovens que vivem na zona rural.

    Norberto Odebrecht também se destacou por diversas iniciativas sociais, como as parcerias com Irmã Dulce (OSID) e o Mosteiro de São Bento da Bahia. Atual superintendente das OSID, Maria Rita Lopes Pontes, lembra que Norberto Odebrecht permaneceu no Conselho de Administração

    da instituição até o fim, fiel à amizade e compromisso do Amar e Servir de Santa Dulce. “E assim, passaram-se os anos de uma amizade sedimentada na fé, na determinação e confiança entre essas duas pessoas que mudaram a história da Bahia”.

    Para o diretor-presidente da Novonor, Héctor Nuñez, esse reconhecimento reforça o exemplo de vida diferenciado e a grandeza do fundador da empresa. “Que essa seja sempre a maior referência entre nós integrantes e fonte de inspiração na prática diária da Nossa Cultura”.

     

    Homenagem Norberto Odebrecht

    Fundação Norberto Odebrecht e Grupo Novonor – Fabio Wanderley, Mauricio Cruz e Rodrigo Vilar

     

    Homenagem Norberto Odebrecht

    Fundação Norberto Odebrecht e Grupo Novonor – Fernanda Visco, Fabio Wanderley, Cristiane Nascimento e Beatriz Lepkison

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Homenagem Norberto Odebrecht

    Novonor S.A. – Marcelo Gentil e Liana Fontenelle

    Presidente ACB – Mário Dantas

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Homenagem Norberto Odebrecht

    Fundação Norberto Odebrecht – Beatriz Lepikson e Cristiane Nascimento

     

    Homenagem Norberto Odebrecht

    OEC – Mauricio Cruz

     

    Maria Rita, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, com o superintendente da FNO, Fabio Wanderley

     

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024
    +
    0
    OEC

    Com extensão de 27 km e capacidade para transportar até 250 mil passageiros por dia, BRT Transbrasil é uma...

    27 de Fevereiro de 2024
    +
    0
    OEC

    Programa oferece alfabetização para os integrantes da ETA de Xerém O Programa OEC Educação, que tem como objetivo alfabetizar...

    22 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    De acordo com o Relatório de Riscos Globais de 2024 do Fórum Econômico Mundial (FEM), a escassez de recursos...

    21 de Fevereiro de 2024