Com seu Guia de Diversidade e Inclusão e Guia de Comunicação Inclusiva, Horiens dá passos importantes para promoção de...
Horiens no XXI Encontro do Comitê do Setor Elétrico da ABGR
DATA: 12/07/2023
No início de julho, profissionais do setor de energia brasileiro se reuniram para o XXI Encontro do Comitê do Setor Elétrico da ABGR (Associação Brasileira de Gerência de Riscos). O tradicional evento reúne anualmente dezenas de empresas de geração, transmissão, distribuição, comercialização e negócios de energia para discutir pautas envolvendo a gestão de riscos no setor.
Eduardo Felix Damião, diretor de riscos e seguros na Horiens, foi o palestrante de um dos painéis do evento “Qual a melhor modalidade para proteger o seu patrimônio?” Em sua apresentação, Damião trouxe uma comparação de duas modalidades de seguros patrimoniais: Riscos Operacionais (RO) e Riscos Nomeados (RN).
O Seguro de Riscos Operacionais, também conhecido como ‘All Risks’, é indicado para coberturas abrangentes, com riscos excluídos identificados na apólice. Já o Seguro de Riscos Nomeados é indicado para a proteção de riscos específicos, nomeados na apólice. “Decidir qual o melhor caminho a tomar requer uma análise cuidadosa e personalizada do cenário de cada empresa. Por isso, quis trazer para este painel uma abordagem prática, com os prós e contras de cada seguro”, explicou Damião.
Antes de abordar as diferenças entre os seguros, Damião salientou que, para qualquer modalidade, há pontos de fundamental relevância a serem considerados para garantir um bom processo de transferência de riscos. “Entender a qualidade do risco, qual é o valor em risco e o limite de perdas faz toda a diferença. Lembrando sempre que, em um processo de renovação, o tempo deve ser um aliado do segurado”, explicou.
Em sua análise, Damião destacou ainda que a busca contínua do equilíbrio entre a competitividade e as exposições do risco deve nortear a missão do risk manager. “A competitividade não se refere apenas ao custo do seguro, mas também à franquia e ao wording, por exemplo. Ninguém quer que perdas aconteçam, mas se acontecerem, o wording/coberturas deve atender às necessidades da empresa. Surpresa é algo que não deve existir num bom processo de gestão de riscos”, concluiu.
As palestras do encontro estão disponíveis no site do evento. Para conhecer a análise comparativa de Seguro de Riscos Operacionais e o Seguro de Riscos Nomeados*, entre outros painéis realizados, clique aqui, cadastre-se e confira!
*O painel foi realizado em 5/7 e a o tema pode ser localizado por volta do 1h20 da gravação.
Nenhum Comentário