Idioma:

  • Grupo de mulheres da Horiens se reúne para trocar conhecimento sobre a promoção da equidade de gênero

    DATA: 10/03/2022

    Publicado por: Horiens

    No dia 10/3 o time de mulheres da Horiens participou em peso do evento interno Hora do Chá, promovido para debater e aprofundar conhecimento a respeito da equidade de gênero nas empresas.

    O evento foi ministrado por Lais Trajano, consultora e palestrante focada em diversidade e empresária à frente da ‘The Feminist Tea’, marca brasileira dedicada a chás e ao empoderamento feminino.

    Na palestra realizada para o time da Horiens, Lais apresentou conceitos históricos e atuais relacionados aos desafios das mulheres no mercado de trabalho, fortalecendo o papel de cada uma na trajetória pela equidade de gênero.

    “Feminismo não é a ideia de que mulheres são melhores que homens. O feminismo é a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Como esta não é a situação que vivemos, há um movimento de reação, de tomada de consciência”, explicou Lais Trajano.

    Ela ainda acrescentou que as mulheres precisam dialogar a respeito disso umas com as outras e ter uma postura baseada na empatia. “O seu feminismo também luta por mulheres com realidades diferentes da sua?”, indagou.

    O poder da informação

    Saber identificar o que é machismo foi um dos pontos mais destacados por Lais em sua palestra às integrantes. “Há duas vertentes de machismo, o violento, mais fácil de reconhecer, e o sutil, que está ligado a situações muito cotidianas”, detalhou.

    Distorção de elogios, pressão estética, ter a barra mais alta com as mulheres, além de posturas ainda bastante comuns no mercado de trabalho, como o manterrupting (interrupção desnecessária de uma mulher por um homem) e mansplaining (atitude de um homem que tenta explicar algo a uma mulher, assumindo que ela não sabe sobre o assunto), são apenas alguns exemplos destas situações.

    Bárbara Rezendes, do time de Comunicação e Marketing da Horiens e participante do Comitê de Diversidade e Inclusão da empresa formado por um grupo de mulheres integrantes, destacou que conhecer mais do tema é o primeiro passo para a transformação do cenário. “Quando nos dedicamos a aprender alguma coisa não é só nosso repertório de conhecimento que se amplia, mas também nosso olhar para as oportunidades e a capacidade de agir e realizar. Esse foi o objetivo deste encontro”, disse. Luanda Santos, da equipe de Riscos e Seguros da Horiens e também integrante do comitê, forçou que eventos como esse são mais do que importantes, são necessários e urgentes. “Mais do que falar sobre o empoderamento feminino, precisamos entender que só conseguiremos avançar como sociedade quando a equidade for uma realidade coletiva, de todos, todas e todes”, afirma.

     

    Confira alguns depoimentos de mulheres da Horiens que participaram do encontro:

    “Muito especial esse encontro. Obrigada! Muito do que aprendi será um mantra diário para as minhas duas filhas”
    Nayara de Santana Andrade

    “Lais e equipe Horiens, muito obrigada por esse encontro!”
    Sandra dos Santos

    “Tema necessário. Parabéns!”
    Bianca Luggeri Gomes

    “Foi ótimo!! Muito obrigada por esse momento”
    Annie Celene Britto Sales

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

    Na sexta-feira, 22/3, o time de mulheres da Horiens se reuniu para o evento interno ‘Histórias na Mesa’, proposto...

    01 de Abril de 2024