Idioma:

  • Fundação é selecionada para o Comitê Gestor da Rede Estratégias ODS

    DATA: 05/10/2022

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    Coalizão reúne empresas, sociedade civil e poder pública para promover Agenda 2030

     

    A Fundação Norberto Odebrecht agora faz parte do Comitê Gestor da Rede Estratégias ODS, coalizão de organizações que busca ampliar o debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. A Fundação é associada à rede desde 2020. Agora, com a seleção para compor o comitê da entidade, será também responsável por contribuir para o direcionamento estratégico e o monitoramento dos planos de ação da entidade.

    Atualmente, fazem parte do comitê gestor da coalizão o Pacto Global Rede Brasil, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Fundação ABRINQ, a Fundação Avina, o Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), o Instituto Ethos, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e a Agenda Pública. Junto a elas e às outras selecionadas, a Fundação poderá apoiar para o cumprimento de carta de princípios da Rede Estratégias ODS e mobilizar sociedade civil organizada, empresas, academia e poder público para o alcance dos ODS definidos pela Organização das Nações Unidas.

    A Fundação vai ajudar a construir o direcionamento estratégico da coalizão de organizações, empresas e poder público

    Adélcio Menezes, coordenador de Parcerias, será o ponto focal da Fundação Norberto Odebrecht no comitê.  Para ele, a participação no órgão trará um potencial de ampliar a contribuição já realizada pela Fundação. “A nível local, estudos internos já identificaram o potencial de nosso Programa Social de contribuir para o alcance de 13 dos 17 objetivos da Agenda 2030”, explica ele. “Com a entrada no comitê, esperamos expandir nossas ações de advocacy em prol dos ODS junto a organizações de todo o país. Tudo conciliado com nosso atual momento, de levar nossas soluções sociais a mais lugares do país”, diz.

    A seleção para o comitê gestor da entidade aconteceu a partir de um chamamento realizado pela própria Rede Estratégias ODS, como explica Sérgio Andrade, diretor executivo da Agenda Pública e membro da Secretaria Executiva da coalizão. “O processo seletivo para novos membros do comitê gestor marca a transição interna da coalizão e o encerramento do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, cofinanciado pela União Europeia”, diz ele.

    Segundo ele, “a nova composição do Comitê visa mobilizar novas ações de engajamento e disseminação dos ODS subnacionalmente. Nesta seleção, priorizamos organizações de diferentes setores, que possuem repertório de atuação em prol da aceleração efetiva da Agenda 2030 nos próximos anos. Com isso, a entrada da Fundação é uma ótima oportunidade para articular a implementação das ações futuras da rede”, conta Sérgio.

    Prêmio Estratégias ODS Brasil

    Em julho deste ano, a Fundação Norberto Odebrecht ficou entre os três primeiros colocados do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022, organizado pela entidade da qual agora integra o comitê gestor. A prática reconhecida, dos Projetos Educativo-Produtivos (PEP), faz parte de uma gama de soluções advindas da experiência de quase 20 anos na coordenação do PDCIS, Programa Social da Fundação. Conheça mais sobre esta prática aqui!

    Além do terceiro lugar, outra prática que faz parte do PDCIS também foi reconhecida na premiação. As Fossas Sépticas Ecológicas, inspiradas na tecnologia social criada pela Prefeitura de Caratinga (MG), receberam uma certificação entre as 10 melhores ações candidatadas ao Prêmio Estratégia ODS Brasil.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Na última semana, a OR participou como patrocinadora do III ESG Fórum de Salvador, realizado pelo jornal Correio. O...

    04 de Junho de 2024
    +
    0

    Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Norberto Odebrecht é reconhecida como Great Place to Work, conquista que legitima a...

    22 de Maio de 2024
    +
    0

    Com a aspiração de perpetuar práticas, princípios e processos integrados à sua atuação, a Fundação Norberto Odebrecht lançou nesta...

    14 de Maio de 2024
    +
    0

    Mais uma vez a Fundação Norberto Odebrecht dá um passo à frente em sua jornada para a construção de...

    03 de Maio de 2024