Idioma:

  • Enseada realiza TDT sobre Junho Vermelho e São João

    DATA: 28/06/2023

    Publicado por: Enseada

    O mês de junho é um dos meses mais festejados do Nordeste. A popularidade e a devoção são elementos fortes neste período. Em cada canto, as festas juninas têm a sua particularidade e são regadas de muitas cores, comidas típicas, quadrilhas, forrós, além de muita fé e histórias de vida. Assim, o calendário de ações da Enseada Indústria Naval não poderia deixar de considerar esse período tão importante. Dois destes temas muito especiais foram abordados no Treinamento Diário de Trabalho (TDT) realizado no dia 21 de junho nas suas instalações.

    Com a participação de 60 colaboradores da empresa e de parceiros, subcontratadas e clientes, foram discorridas as recomendações para o Junho Vermelho e o São João.

    A campanha do Junho Vermelho é uma ação anual voltada à conscientização da população sobre a importância da doação de sangue, que acontece justamente em uma época do ano em que essas doações caem, por causa do inverno no Brasil e, no Nordeste, por causa das férias escolares e dos festejos juninos.

    Já o São João, comemorado no dia 24 de junho, é uma festa tradicional, marcada pelos grandes eventos, principalmente nas cidades do interior, com comidas típicas, forró, apresentação de quadrilhas, uso de fogos de artifício, balões, fogueira, brincadeiras e o tradicional licor.

    Sabendo da possibilidade da combinação entre álcool e direção veicular, a Enseada abordou de maneira enfática os riscos e as graves consequências desta junção, enfatizando a proibição de estar sob efeito de álcool e drogas no ambiente de trabalho, além do fato de ser terminantemente proibido o uso destas substâncias no local de trabalho.

    Destacou-se que os festejos juninos, que movimentam milhões de pessoas na região Nordeste a se deslocarem de suas cidades para participar das festas, tendem a elevar os riscos de acidentes nas rodovias e, consequentemente, a necessidade de transfusões de sangue, então, é de grande relevância correlacionar os dois assuntos.

    A doação de sangue salva vidas, já a combinação de álcool/drogas e direção pode trazer graves consequências, incluindo acidentes graves e morte. Com esta reflexão, deixou-se um alerta quanto a importância de se ter consciência sobre as ações exercidas por cada um, em prol não apenas da sua própria saúde e bem-estar, mas como de toda a sociedade.

    A campanha intitulada “Direção + Bebida: uma combinação perigosa” contou ainda com a divulgação de cartazes, dispostos em pontos estratégicos do Terminal, alertando os trabalhadores sobre os riscos de se consumir álcool e dirigir, indicando que o efeito do álcool passa após as festas, mas a culpa, em caso de acidentes, não.

    Viva o São João!

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Durante o mês de março, a Enseada reafirmou seu compromisso social ao realizar doações de lâmpadas e refletores, promovendo...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Desde 2012, a Enseada tem realizado o monitoramento de peixes, componente do Programa de Monitoramento da Biota Aquática. Trata-se...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    A água é um recurso fundamental para a vida e o bem-estar humano, elemento essencial para a sobrevivência de...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    No início de janeiro/2024, a Enseada concluiu com sucesso a primeira operação de movimentação de Grãos em seu no...

    06 de Fevereiro de 2024